A ergonomia pode ser definida de acordo com o dicionário Aurélio como a “ciência que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e a máquina” (Aurélio, p. 298, 2010).
As medidas antropométricas são usadas para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano. Refere-se ao estudo quantitativo das características físicas do homem e serve como uma ferramenta fundamental para determinar objetivamente as mudanças na composição corporal.
A ergonomia é uma ciência pautada na busca da compreensão do relacionamento entre o ser humano e suas condições laborais. A palavra tem derivação do grego, onde “ergon” significa trabalho, e “nomos” significa leis ou normas.
A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
A ergonomia se aplica em postos de trabalho onde o exercício das atividades exigem:
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a postura, a iluminação, os ruídos e a temperatura. ... A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
Com a necessidade de se proteger e sobreviver, sem querer, começou a aplicar os princípios de ergonomia ao fazer utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer o tacape para se defender ou abater animais. Mas foi na revolução industrial que a ergonomia começou a evoluir.
Ergonomia é o estudo da relação que existe entre o homem e a forma como ele executa seu trabalho. ... Mesmo em ambientes industriais modernos, onde a automação industrial impera, existem equipes atuando efetivamente e, por isso, a ergonomia precisa estar presente.
Os procedimentos ergonômicos contribuem também para a diminuição do cansaço, bem como tornam eficientes os procedimentos que se propõem a evitar lesões ao trabalhador. ...
Um bom ambiente de trabalho gera melhores resultados Sentindo-se bem no ambiente de trabalho, o colaborador se compromete mais facilmente com as metas e objetivos da organização e se empenha cada vez mais para contribuir com a companhia, conseguindo ir além do esperado.