Soluções para a Indústria da Seca Por outro lado, medidas como a criação de açudes, fontes de irrigação e a implantação de mecanismos para a captação da umidade do ar e das chuvas ocasionais, armazenadas em cisternas, podem viabilizar permanentemente a região nordestina.
Ao transformar a seca na grande culpada pelos males nordestinos, está-se criando o chamando “mito da seca”. ... desmistificar a ideia de que a seca, sendo um fenômeno natural, é responsável pela fome e pela miséria que dominam na região, como se esses elementos estivessem presentes só aí”.
O que poderia ser feito para diminuir os efeitos da seca no sertão do Nordeste. - Construções de cisternas, açudes e barragens; - Investimentos em infra-estrutura na região; - Distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem (situações de emergência);
Que soluções podem ser apontadas para a convivência com a seca? Não existe uma receita pronta e que sirva para todos. Entretanto, é essencial que as famílias tenham acesso à água para consumo humano, para consumo animal e, em alguns casos, para alguma produção.
Resposta. Poderia levar caminhões pipas, para tentar amenizar o sofrimento.
O modo de vida dessas comunidades está baseado na utilização de áreas de pastoreio comuns para a criação de bovinos, caprinos e/ou ovinos e extrativismo de plantas alimentícias e medicinais.