Preciso acordar o bebê que dorme a noite toda para trocar a fralda? No geral, não é necessário acordá-lo, até porque vai interromper o soninho, mas invista em quantidade generosa de pomada de assaduras e em fralda noturna de alto poder de aborção.
Uma das maneiras mais simples de manter o seu bebê acordado durante a amamentação é ir tirando delicadamente as roupinhas do bebê para que ele não se sinta tão confortável e aconchegado a ponto de dormir. Comece retirando luvas e meias, muitas vezes isso já é o suficiente.
Devo acordar meu bebê durante o dia? Verdade. Se seu bebê tem até três meses e está dormindo por mais de quatro horas, você deve, sim, despertá-lo para que mame.
Para saber se é necessário acordar o bebê durante o dia, é preciso observar se ele já ultrapassou as horas necessárias de soneca, que pode variar de acordo com sua idade. Um bebê de 4 meses, por exemplo, deve dormir de 3 a 4 horas durante o dia, se seu soninho ultrapassar esse tempo, é recomendado que acorde o bebê.
É verdade que não se deve acordar um bebé recém-nascido durante o dia, e com um intervalo máximo de 4 horas durante a noite, assim como em situações de baixo peso ao nascimento e de prematuridade.
Ou seja, alimentá-lo de todas as formas, sem se importar com o tempo entre uma refeição e outra. Desta forma, não será necessário acordar o bebê para cada mamada. Muitos especialistas recomendam a alimentação à demanda, já que todos os bebês têm a capacidade de identificar quando estão com fome e choram para avisar.
Estes são alguns dos sinais que observa quando o bebé fica satisfeito:
Coloque o bebê no seu colo com as pernas perto de sua barriga e a cabeça sobre os joelhos. Gentilmente apoie o bebê, colocando-o sentadinho (essa é a posição “de cavalinho”). Faça isso duas ou três vezes, intercalando com a troca dos lados para amamentar. Veja se o bebê está com alguma outra necessidade.
Conforme pode observar, isso indica que os recém-nascidos possuem um tempo médio como base na quantidade de horas necessárias para o tempo de repouso. Caso seu filho esteja dormindo muito menos ou excedendo em demasia essa média, outros fatores podem ser analisados, junto ao pediatra da criança.
5 dicas para evitar que seu filho acorde de madrugada
A dica é que você diminua o tempo da mamada no peito. Se ela pedir, alimente-a, mas se tiver certeza de que ela comeu bem durante o dia, deixe-a mamar menos tempo que o de costume. Pegar o peito pode ser apenas uma forma de a criança relaxar e dormir. Por isso, termine a mamada antes de ela pegar no sono.
“Não é preciso acordar o bebê para dar mama. Se ele está dormindo, deixe-o dormir”, diz a médica. Mas a pediatra ressalta que algumas situações existem, sim, a necessidade de acordar a criança para realizar a amamentação, como nenéns prematuros, com baixo peso e com diagnósticos de hipoglicemia.
Mamadeiras noturnas devem ser retiradas e a criança deve ficar na posição ereta por pelo menos uma hora antes de deitar para dormir. Lembrar que o crescimento só acontece durante o sono da noite, portanto crianças precisam dormir cedo. 3.
Não há nenhum problema em dar à criança uma bebida ou algo para comer antes de dormir. Na verdade, isso pode ajudá-la a adormecer. Se ainda possuir uma mamadeira, os pais poderão substituí-la por um copo de transição nesta fase.
Tirar a mamadeira não é algo que se faz da noite para o dia. Uma mudança gradativa pode tornar o processo muito mais fácil para todos. O primeiro passo é eliminar a mamada da madrugada, para acostumar seu filho a dormir a noite inteira. Em seguida, passe a oferecer o copo para que ele beba água e sucos.
O pediatra do Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim (Cejam), Mário Bracco, diz que tomar mamadeira deitado pode facilitar com que tanto o líquido ingerido quanto uma possível regurgitação da criança parem na trompa auditiva, podendo servir de transporte para vírus e bactérias até o ouvido.
Muitos estudos comprovam que tanto a chupeta quanto a mamadeira possuem malefícios e podem interferir no desenvolvimento correto da criança, levando a alterações no posicionamento dos dentes, desvio do crescimento dos ossos da maxila e mandíbula (mordida aberta, mordida cruzada, inclinação e giroversão de dentes, ...
Para dar a mamadeira segure o bebê em uma posição meio sentado. Mova os lábios do bebê com o bico da mamadeira para que ele abra bem a boca e então coloque o bico na boca dele. O bico deve ocupar a maior quantidade possível de espaço na boca do bebê.
Experimente fazer um furo com uma agulha ou alfinete quente no bico de borracha, ou faça um talho em X com a ajuda de uma lâmina fina, esterilizada. Não corte um buraco com tesoura, pois se sair muito líquido não será possível corrigir o tamanho do orifício.
O bebê pode solicitar o peito ou a mamadeira com um intervalo de uma a três horas. A partir do primeiro mês de vida, os horários se tornam mais regulares e ele tem fome, em média, a cada três horas durante o dia e a cada quatro horas de madrugada.
Posso misturar leite materno e fórmula em uma mamadeira? Os consultores da amamentação dizem que é melhor não misturar o leite materno com a fórmula, porque você pode acabar desperdiçando o suado leite materno se o bebê não terminar a mamadeira.