A quantidade e a composição dos RSU gerados em um centro urbano dependem de diversos fatores dos quais se podem destacar os climáticos, demográficos e socioeconômicos. Ou seja, modificações nesses fatores alteram quantitativa e qualitativamente a geração de resíduos.
O Aterro Sanitário é um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento. ... Essa técnica consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte.
O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes — para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.
O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. ... O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera.
Existem três tipos de aterros:
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.
Existente em 875 cidades do Brasil, os aterros controlados também constam da PNRS, que exige sua erradicação.
Já nos 3.
Em 2020, houve redução de 17% da quantidade de lixões em relação a 2019, passando de 3.
Segundo a ABRELP - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública, em termos de custo e benefício, os aterros sanitários são a melhor forma de destinação do lixo urbano.
Segundo o estudo, 73% de todo lixo coletado no Brasil têm um destino final adequado, em aterros sanitários e/ou controlados. ... Em 1989, o percentual de municípios que vazavam seus resíduos de forma adequada era de apenas 10,7%.
O destino dado ao resíduo orgânico dificilmente é o correto, porém a solução pode estar no seu quintal! A compostagem diminui o volume do lixo e ainda se transforma em adubo, que pode ser usado em jardins e hortas. É possível fazer compostagem em casa, seja no quintal ou em composteiras residenciais.
Lixo Orgânico