Modo pulsado Ou seja, condições inflamatórias agudas, como por exemplo, no tratamento agudo de cicatrizes pós-operatórias e flacidez tissular (flacidez de pele). Na emissão pulsada, a duração do tempo de pulso é variável, por isso teremos que ajustar o ciclo e a frequência desta onda no modo pulsado.
Um dos principais usos do ultrassom na estética é para o tratamento de celulite. Ele auxilia na quebra das gorduras, a partir da microagulação dos tecidos e a estimulação do colágeno. Ou seja, ele pode ser tanto utilizado no tratamento da celulite quanto na gordura localizada.
Os efeitos térmicos seriam o aumento de mobilidade da articulação, aumento da circulação sanguínea, efeito sobre os nervos periféricos, aumento da extensibilidade em tecidos ricos em colágeno, redução de espasmos musculares, alívio da dor, resolução de processos inflamatórios crônicos.
Ultrassom é o nome dado a todas as ondas sonoras cujas frequências ultrapassam 20 mil Hz, limite superior à capacidade da audição humana.
Os efeitos mecânicos do ultrassom terapêutico incluem: massagem (GARCIA, 2000; PRENTICE & VOIGHT, 2003), estimulação da regeneração dos tecidos; reparo de tecido mole, reparo ósseo, fluxo sanguíneo em tecidos cronicamente isquêmicos (YOUNG, 1998), além desses efeitos Fuirini & Longo (2002), acrescentam: regeneração ...
Fonoforese ou sonoforese é um termo que descreve a habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de agentes farmacológicos ativos através da pele. Trata-se de uma eficiente alternativa de transporte de substâncias além da utilização medicamentosa via oral, ou injeções intradérmicas.
Outro ponto a ser considerado no uso do ultrassom é a área de radiação efetiva, conhecida como ARE ou ERA, que significa a porção da superfície do transdutor que produz a onda sonora efetivamente. Teoricamente, é equivalente ao diâmetro da área de contato com o transdutor.
O efeito piezoelétrico é fundamental para o desenvolvimento das ondas ultrassônicas e consiste na capacidade de alguns cristais gerarem corrente elétrica por resposta a uma pressão mecânica. Dessa variação resulta um movimento nas faces do cristal, originando as ondas sonoras. ...
- Efeitos Fisiológicos Liberação de histamina; Degranulação dos mastócitos; Aumenta a síntese e elasticidade do colágeno; Aumenta a taxa de síntese de proteínas (permeabilidade lisossomal);
Os efeitos mecânicos do ultrassom terapêutico incluem: massagem (GARCIA, 2000; PRENTICE & VOIGHT, 2003), estimulação da regeneração dos tecidos; reparo de tecido mole, reparo ósseo, fluxo sanguíneo em tecidos cronicamente isquêmicos (YOUNG, 1998), além desses efeitos Fuirini & Longo (2002), acrescentam: regeneração ...
Foram encontrados evidências claras da eficiência do US quanto à cicatrização ou redução nas lesões. Concluiu-se que o ultrassom aumenta o fluxo sanguíneo para a ferida, a liberação dos mediadores da inflamação, a migração de leucócitos, a angiogênese, a síntese de colágeno e a formação do tecido cicatricial.
O ultrassom diagnóstico se baseia nas vibrações mecânicas proporcionadas pelas frequências superiores a 20.
A perda de energia pelo feixe de ultra-som nos tecidos é denominada de atenuação, ou seja, a dose de ultra-som ajustada no parelho não corresponde àquela que alcançará o local a ser atingido no tratamento, pois a amplitude e intensidade diminuem à medida que as ondas de ultra-som passam através de qualquer meio.
Piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. O termo piezoeletricidade provém do grego piezein, que significa apertar/pressionar.
O material que produz eletricidade a partir de pressão mecânica é chamado de piezoelétrico. A piezoeletricidade tem origem do termo grego piezein, que significa pressionar, e da palavra eletricidade, que todos nós conhecemos.
Quando inserimos um diferencial de tensão no cristal, o cristal transforma energia elétrica em energia mecânica. Dessa forma, o piezo se mexe. Através desse efeito, podemos alimentar o transdutor com um tensão variável, com o intuito de obter sons.
Cristais piezoelétricos. [1]Os elementos piezoelétricos são cristais, como o quartzo , a turmalina e o titanato que acumulam cargas elétricas em certas áreas da estrutura cristalina, quando sofrem uma deformação física, por ação de uma pressão. ... O efeito piezoelétrico é um fenômeno reversível .