Para a análise dos resultados foram criados cinco indicadores de letramento científico (percepção da ciência e tecnologia com o cotidiano, trabalho com informações científicas, resolução de problemas, linguagem científica e argumentação), divididos em quatro níveis de letramento científico.
Ou seja, alfabetização científica está relacionada ao processo de ensino e de aprendizagem da ciência, enquanto letramento científico seria o uso que o futuro cidadão faria desses conhecimentos.
Atualmente a definição mais difundida é a apresentada por Magda Soares: "Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita." Desse modo, letramento seria resultado ou ...
É importante entender que letramento e alfabetização digital são capacidades diferentes. Explicando de uma forma simples, o alfabetizado é aquele que sabe como acessar a internet e fazer uma pesquisa no Google, por exemplo. ... O indivíduo que tem a competência do letramento digital apresenta um conhecimento mais amplo.
Desta forma, a relação entre alfabetização e letramento acontece quando entendemos que alfabetizada é a pessoa que aprende a escrita alfabética com habilidades para ler e escrever, sequencialmente, letramento é a continuação do saber ler e escrever, associado e vivenciado nas práticas sociais.
O chamado GD de Letramento promove estudos e troca de experiências, além de realizar encontros com especialistas no ensino da leitura e escrita. ...
2 CONCEPÇÃO IDEOLÓGICA DE LETRAMENTOS Street (1995) considera o letramento sob dois enfoques: o autônomo e o ideológico, sendo que o primeiro refere-se, basicamente, às habilidades individuais do sujeito, e o último às práticas sociais que envolvem leitura e escrita em geral.
Um exemplos ilustrativos do letramento escolar é uma aula. As atividades didaticopedagógicas recorrentes de uma aula são passíveis de reflexão ideológicas, e, devendo considera-se o contexto social em que o aluno está inserido. Porque, presume-se a existência de um sujeito independente do tempo e do espaço.
De acordo com Rojo (2009, p. 107), um dos principais objetivos da escola é “possibilitar que seus alunos possam participar das várias práticas sociais que se utilizam da leitura e da escrita (letramentos) na vida da cidade, de maneira ética, crítica e democrática”.
Sob esse olhar, o fenômeno do letramento implica compreender os diferentes usos sociais da escrita não apenas no que tange às práticas de ensino da língua no espaço escolar, tal como tem sido empreendido historicamente, mas, também, no que diz respeito às práticas de usos sociais da escrita que têm lugar em outras ...
A seguir, elencamos boas práticas para que a alfabetização e letramento na Educação Infantil aconteçam da melhor maneira em sua sala de aula:
Como trabalhar o letramento digital nas aulas
A utilização do texto para a alfabetização em sala de aula é algo muito importante, onde o professor deve criar estratégias para ensinar de acordo com as características individuais de seus alunos, isso envolve leitura, produção de textos promovendo a alfabetização e também o letramento.
1º e 2º ano