- Pinturas marcadas por cores fortes e grande sofisticação. Como os maias possuíam um sistema de escrita, muitas pinturas possuíam textos explicativos. As pinturas retratavam deuses, mitos, cenas agrícolas e pessoas importantes. - Na arquitetura, destacaram-se na construção de templos e pirâmides.
Templos, residências, esculturas, relevos, pinturas, amuletos e utensílios domésticos fazem parte da arte pré-colombiana e foram criados durante 20 mil anos por meio da simbologia de cada um dos povos ameríndios: maias, astecas e incas.
1492
As principais civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada de Colombo foram os astecas, maias e incas. Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala.
Tribos e populações existentes no local antes da chegada do mesmo recebem esse nome pois tinham suas próprias culturas, línguas e tradições que depois na grande maioria mudaram por causa da colonização Colombiana.
As civilizações inca, asteca e maia foram as mais desenvolvidas das Américas, do ponto de vista material. Também são chamadas de "pré-colombianas", pois se desenvolveram antes da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492.
A sociedade inca era dividida em três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendentes dos chefes de clãs; e os ...
Acerca da orientação social da sociedade maia, podemos evidenciar que eram compostas por castas, onde os reis ocupavam a posição mais alta, seguidos pelos sacerdotes parentes, os guerreiros, os artesãos, os comerciantes e por fim, tínhamos os camponeses.