Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras. As letras “K”, “W” e “Y”, usadas em apenas alguns casos, oficialmente, são tidas como elementos constituintes do alfabeto pertencente à língua materna.
Como vimos, o alfabeto latino - também chamado de alfabeto romano - é usado na escrita da Língua Portuguesa e é também o mais utilizado no mundo. Formado por 26 letras (5 vogais e 21 consoantes), o alfabeto latino surgiu por volta do ano 600 a.C.
Se você está acostumado ao clássico alfabeto latino, saiba que o alfabeto Árabe se aproxima muito mais de obras de artes do que propriamente da escrita. O sentido da direita para a esquerda, sem respeitar as regras de letras maiúsculas e minúsculas costumeiros de nossa cultura, torna a língua ainda mais interessante.
Ou seja, seguindo uma sequência única para todo o país. Portanto, cada unidade da Federação tem a sua combinação de letras nas placas. A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990.
Há 26 possibilidades para a terceira letra.
Segundo o Denatran, serão possíveis quase 500 milhões de combinações diferentes (26 X 26 X 26 X 26 X 999), contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro (26 X 26 X 26 X 9999).
O número de combinações possíveis é exatamente o fatorial da quantidade de letras, ou seja, 4! = 4x3x2x1 = 24 combinações sem repetição de letras. Como ? Suponhamos que temos quatro "casinhas" e que podemos colocar uma letra dentro de cada casa.
É possível fazer um máximo de 10 mil combinações com quatro números. Se os números podem ser repetidos, então existem todas as combinações desde 0000 até 9999, somando um total de 10 mil combinações.
Quantas combinações serão possíveis? Sabemos que em uma das casas usaremos uma das 26 letras de A a Z e, na outra, os dez algarismos de 0 a 9, assim, podemos começar considerando letras na primeira casa e algarismos na segunda num total de 26 x 10 = 260 possibilidades.
Resposta. Se for o que eu entendi será 10!
Dessa forma, a gente conclui que o total de possíveis combinações que podem ser feitas escolhendo 6 números dentre os 60 disponíveis são cerca de 50 milhões.
Como não há restrição sobre repetição de números, e sabemos que há 10 possibilidades ( de 0 a 9), para que utilizemos em cada casa, logo, ficará da seguinte forma: \(10p.
Como não interessa a ordem em que os números são sorteados, mas apenas quais deles foram sorteados, a quantidade de resultados possíveis para o sorteio é a quantidade de combinações que podemos formar com os 60 números, agrupados seis a seis. C60,6 = 60!/6! 54!
Utilizando a análise combinatória, com as 60 dezenas à disposição dos apostadores da Mega-Sena, são possíveis combinações de números, usando como base um jogo mais tradicional da modalidade lotérica com seis dezenas.
O que é o fechamento e como ele se aplica na Mega-Sena? Ao fazer um fechamento, o apostador exclui as repetições numéricas para aumentar as chances de ganhar e pagar mais barato por isso. Uma aposta de oito dezenas, por exemplo, é equivalente a 28 jogos simples, pois essa é a quantidade de combinações possíveis.