Qual é a frequência do tratamento? O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como da resposta de cada um à acupuntura. Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento.
Entre os efeitos decorrentes da acupuntura, alguns mais inofensivos, como leve dor, gotinhas de sangue ou manchas roxas no local de aplicação das agulhas, são esperados e não devem assustar quem os apresenta. Isso porque elas passam por locais muito irrigados.
Significado da cor da ventosa Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos. Por exemplo: a cor roxa seria uma estase severa do tecido (estagnação do sangue).
Embora a experiência seja diferente para todos, a acupuntura geralmente não causa desconforto ou dor. Muitas vezes você não sente as agulhas sendo inseridas, porque elas são finas e inseridas com cuidado. Quando a agulha atinge a profundidade pretendida, é provável que você sinta uma leve sensação de formigamento.
Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia. Outra situação é através da técnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia.
Pacientes com sangramentos, problemas de coagulação, e em uso de anticoagulantes não deverão receber tratamento de acupuntura.
A – Não fazer acupuntura: estando o paciente alcoolizado; após as refeições; paciente está emocionado (ansioso, nervoso, irritado etc.);
A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.