40 horas
“A nossa rotina é não ter rotina. Nunca os dias são sequer parecidos”, explica Rafael Dantas, Delegado de Polícia Federal e professor do CPJUR. “É muito dinâmico. Existem dias que são necessárias reuniões, levantamentos nas ruas, contato com a equipe, receber as vítimas, desmembrar uma organização criminosa.
O Delegado não tem de culpar ninguém, e sim investigar fatos e apurar se houve conduta criminosa ou não. O Delegado deve se manter sempre atualizado, justamente pelo dinamismo de nossa legislação, e velar, acima de tudo, pelos direitos humanos e pela dignidade da pessoa humana.
A carreira do Delegado tem algo que nenhuma outra carreira jurídica possui. Além de ser jurídica, por pressupor o uso diário de conhecimentos do Direito para a tomada de decisões, é qualificada por também ser policial, demandando preparo operacional de táticas policiais.
O delegado é o profissional concursado que serve ao Estado como agente da lei, liderando quadros da Polícia Civil ou Polícia Federal. Já na Polícia Federal, o delegado preside os Inquéritos Policiais e dirige as atividades da Polícia Judiciária.
A grande diferença entre um Delegado Civil e um Delegado Federal, por sua vez, está no tipo de delito a ser investigado por cada um. O Delegado Federal investiga crimes federais, crimes políticos, com repercussão interestadual ou internacional, corrupção, tráfico de drogas ou de pessoas, fraudes à Previdência Social.
O Delegado-Geral da Polícia Civil é escolhido pelo governador do estado, dentre os delegados de polícia de carreira, para dirigir a instituição policial no mais alto nível hierárquico, consoante o que estabelece o § 4º do artigo 144, da Constituição Federal. ...
O Delegado de Polícia tem sua atribuição definida pela Constituição Federal, e assim exerce seu papel na Delegacia de Polícia, ao aplicar a lei aos casos concretos que lhe são apresentados.
Último Concurso Delegado PF
Os delegados atuam em delegacias, participando e encabeçando investigações e inquéritos. ... Na Polícia Civil, as atividades são divididas entre o delegado-chefe, o delegado-assistente (realiza funções administrativas), o delegado-cartorário (encaminha os inquéritos, cuida da tramitação dos processos etc.)
Comissário de Polícia, no Brasil, é a denominação dada ao cargo mais elevado das carreiras de agente de autoridade das polícias civis. ... Tinham como funções, dentre outras, chefiar as repartições da Polícia da Corte e proceder investigações.
Não é necessário fazer faculdade para ser policial militar, mas alguns cargos da Polícia Civil e da Polícia Federal exigem ensino superior completo. Trabalhar como polícia, independente de qual seja a instituição, exige dedicação e compromisso.
O tempo de duração de cada curso varia de 6 a 11 meses. Ao longo desse período, os alunos são preparados para dar conta das principais atribuições e desafios do cargo pretendido. Aliás, é somente através da formação na Acadepol que os candidatos realmente conhecem a carreira policial.
Não existe um curso específico para formar policiais civis. Quem deseja trabalhar na Polícia Civil deve prestar concurso público e, depois de aprovado, passar por um curso de formação da própria Polícia. Normalmente o concurso acontece em várias etapas e os candidatos devem cumprir algumas exigências.