Características das dores da ATM Mesmo que afete os tecidos que cobrem a articulação bem na frente do ouvido, você pode vir a sentir essa dor na área do rosto ao longo da cabeça, do pescoço, das têmporas, das bochechas, da mandíbula inferior e dos dentes.
Dor de cabeça e na face Embora não haja um local específico da face para o aparecimento da dor, em geral, surge próxima ao ouvido, podendo ser nas têmporas ou parte frontal da cabeça. Por ser associada ao bruxismo e frequentemente ocorre pela manhã. Trata-se de uma dor causada pelo desgaste muscular.
Problemas crônicos na ATM costumam ser classificados como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também chamada de dor orofacial. Aqui, estão incluídos sintomas como mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca.
De acordo com o profissional, os principais sintomas de DTM são dores nas regiões das têmporas, perto do ouvido, ou na mandíbula; essa dor é desencadeada ou piora com movimentos mandibulares, como abrir a boca ou mastigar alimentos consistentes.
Existem diversas causas que podem estar na origem de uma dor no maxilar como é o caso da disfunção da articulação têmporo-mandibular (ATM), problemas dentários, sinusite, bruxismo, osteomielite ou até dor neuropática.
ATM: cure os incômodos dessa articulação com 5 exercícios para a mandíbula
Ás vezes, a mandíbula pode voltar ao lugar sem que seja necessário tratamento, no entanto, se isso não acontecer, pode ser necessária a intervenção de um dentista, ou outro médico, que vai colocar a mandíbula de volta no local, puxando-a para baixo e inclinando o queixo para cima, de forma a reposicionar o côndilo.
A profissional explica que o primeiro passo para tratar de uma mandíbula deslocada é através das terapias conservadoras. Dentre elas estão os exercícios musculares, injeções esclerosantes na articulação e o bloqueio maxilo-mandibular.
Na maioria dos casos, a mandíbula travada está relacionada com problemas na articulação temporomandibular, conhecida como ATM. O disco articular dessa área pode entrar em descompasso e se deslocar, o que resulta no incômodo e travamento em situações mais sérias.
É bem provável que você tenha um problema na articulação que faz você abrir e fechar a boca (ATM). Mais precisamente um deslocamento de disco sem redução. Um cirurgião bucomaxilofacial ou um especialista em DTM pode te ajudar.
Vale destacar que uma abertura de boca maior que 3 centímetros é considerável normal, o que equivale ao tamanho de 3 dedos entre os dentes incisivos. No trismo as aberturas ficam menores que 2,5 centímetros, o que leva a dificuldades na alimentação, fala e higiene oral adequada.
Trismo é uma aumento de volume local devido ao edema (inchaço) da cirurgia. Geralmente trato com corticoide por 3 dias e compressa quente.
A causa subjacente do trismo geralmente dita quanto tempo a condição vai durar. Se a condição for causada por inchaço ou inflamação, normalmente ela se resolverá em 1 a 2 semanas.
Como o médico trata o trismo? O tratamento do trismo depende de suas causas. Muitas vezes pode ser feito com medicações (antibióticos, analgésicos , anti-inflamatórios, miorrelaxantes), tratamento dentário, aparelhos, aplicação de calor ou mesmo cirurgias.
O tratamento do trismo depende de suas causas. Muitas vezes pode ser feito com medicações (antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, miorrelaxantes), tratamento dentário, aparelhos, aplicação de calor ou mesmo cirurgias.
Portanto, tratamento pode incluir fisioterapia, exercícios para ajudar a melhorar a abertura da boca. Mais recentemente temos como aliado importante no tratamento a aplicação de laser de baixa potência, para diminuir o edema e dor.
Veja a seguir:
Talvez vc esteja com trismo, o que dificulta a abertura da boca. O ideal seria fazer uma fisioterapia oral, para "forçar" cada vez mais a abertura. Pergunte seu dentista sobre isso.
Sim, pode acontecer. A dificuldade na abertura bucal está relacionada, neste caso, ao tempo e complexidade da cirurgia para remoção do siso.