- inclusões citoplasmáticas: estruturas sem membrana, temporárias e, geralmente, relacionadas à reserva de energia para as atividades celulares.
As inclusões citoplasmáticas são diversas substâncias intracelulares acumuladas no citoplasma que não realizam nenhuma actividade metabólica e não estão unidas a membranas. As inclusões são constituídas por nutrientes armazenados, produtos de secreção e grânulos de pigmentos.
As inclusões citoplasmáticas são uma parte importante da célula. Suas principais funções são o armazenamento de nutrientes e substâncias inorgânicas e o acúmulo de secreções ou excreções resultantes do metabolismo secundário da célula.
As inclusões nos aços elétricos são formadas basicamente por nitretos , óxidos e sulfetos. São partículas, isoladas ou não, cujo tamanho varia de menos de 1 micrômetro até no máximo 10µm de diâmetro. Quanto menor o tamanho, maior é a quantidade em que elas aparecem, pelo menos na faixa entre 1 e 10µm.
As inclusões celulares podem ser de natureza orgânica ou inorgânica. As inclusões celulares orgânicas mais importantes são o amido, aleurona, esferocristais de inulina, gotículas de óleo de conteúdos tánicos (taninos).
Há nas células vegetais vários tipos de substâncias de reserva: açúcar, amido, celulose, óleos gordurosos e proteínas. O açúcar encontra-se dissolvido no sulco celular. O amido forma grãos sólidos. A celulose é depositada nas membranas celulares.
plastos
As substâncias ergásticas (Figura 9) são produtos do metabolismo celular, encontradas nos vacúolos e na parede celular, para as quais são atribuídas diferentes funções, por ex.: materiais de reserva (grãos de amido, corpos proteicos e lipídicos), metabólitos de descarte (borracha, resinas), produtos de defesa (cristais ...
As mitocôndrias são organelas complexas presentes apenas em células eucarióticas. A sua função é produzir a maior parte da energia das células, através do processo chamado de respiração celular. O tamanho, a forma, a quantidade e a distribuição das mitocôndrias variam de acordo com o tipo de célula.
A célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca). Além dessa característica, essas células possuem membrana plasmática e citoplasma, estruturas comuns a qualquer célula. ... Essas estruturas são: parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular.