O termo estatística é derivado do neolatim “statisticum collegum” que significa conselho de estado, foi introduzido pela primeira vez por Gottfried Achenwall em 1749 para designar a analise de dados sobre o Estado, e através de Sir John Siclair a palavra estatística foi considerada uma ação de coleta de dados.
A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.
O curso de Estatística forma especialistas em matemática voltada para a análise e interpretação de dados. O estatístico é o profissional responsável por coordenar o levantamento de informações e montar bancos de dados. Pode trabalhar nas áreas de análise e inteligência de mercado.
Segundo Ela, o curso de Estatística é visto como difícil porque sua base teórica é muito densa. ... Mas é muito comum os profissionais escolherem outras ciências para continuar os estudos, por causa da associação da Estatística com outras áreas de conhecimento.
A estatística participa apenas no seu aspecto descritivo de apresentação de dados. Os dados são obtidos pelo próprio pesquisador, utilizando dados já existentes (dados secundários) ou através de levantamentos (dados primários) e experimentos.
Os métodos de coleta de dados estão ligados diretamente ao objetivo da pesquisa e ambos possuem a mesma direção, que é obter informações relevantes para um processo de identificação de oportunidades para um negócio, seja ele pessoal ou não.
4º - APURAÇÃO DOS DADOS: Resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento. É a condensação e tabulação de dados. ... A apresentação tabular, ou seja é uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado, segundo regras práticas fixadas pelo Conselho Nacional de Estatística.
Como fazer uma tabela