Que cumpre prazos ou realiza algo no tempo devido; exato. Referente a ponto, ao aspecto separado dos demais; tópico. Que dura somente um instante, um momento; momentâneo. Que está contido numa situação, num problema específico.
Como advertir um funcionário que chega sempre atrasado A advertência é a melhor forma para a empresa se proteger e, ainda assim, penalizar os atrasos pelo descumprimento do contrato de trabalho.
O que diz o artigo 58 da CLT Está estabelecido no § 1º do artigo 58 da CLT que não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto dos empregados não excedentes a 5 minutos, observado o limite máximo de 10 minutos diários.
Chegar atrasado todos os dias pode ser considerado desídia. Quando o empregado é advertido, suspendido e continua atrasando, mesmo com o conhecimento de que tal atraso é intolerável em determinada frequência pelo empregador, essa conduta reiterada pode o levar à justa causa.
(Parágrafo incluído pela Lei nº 10.
2º que “Nos consultórios médicos as consultas marcadas não poderão exceder a 30 minutos para atendimento médico, independentemente do convênio ou se consulta particular”.
Assim, o empregado que injustificadamente falta ou atrasa, ainda que minutos (por exemplo, 11 min.) poderá sofrer o desconto do DSR em seu salário, além do dia não trabalhado.
De acordo com este artigo, em qualquer jornada de trabalho com duração de mais de 6 horas, é necessário uma pausa para repouso de no mínimo 1 hora. Todavia, a lei também permite que um acordo ou convenção coletiva altere esse período para mais ou menos tempo, entretanto, ele não pode exceder duas horas.