O ouvido pode ficar entupido quando há circunstâncias anormais no órgão, como o acúmulo de objetos, água ou cera, bem como labirintite, algum tipo de infecção e outros fatores que você verá neste artigo.
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
COMO LIMPAR OS OUVIDOS SEM COLOCAR A AUDIÇÃO EM RISCO? A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).
Infelizmente, o hábito de limpar os ouvidos com cotonetes é bastante comum. Mas esse tipo de limpeza é contraindicado porque pode ferir ou perfurar o tímpano, além de prejudicar a lubrificação natural (produção de “cera”) do canal auditivo.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Para aquelas pessoas que tem uma alteração do canal auditivo, ou produção excessiva de cera, é recomendada a visita a um otorrinolaringologista para limpeza com certa regularidade, por exemplo a cada seis meses.
Usar o cotonete apenas na parte de fora da orelha O cotonete só deve ser usado na parte de fora da orelha e nunca deve ser introduzido no canal auditivo. Existem ainda cotonetes para bebês que impedem que o cotonete entre dentro do canal auditivo, servindo apenas para limpar a superfície.