A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
Menstruação irregular ou ausente pode indicar uma série de problemas. Confira quais doenças podem mexer com seu ciclo menstrual.
Menstruação atrasada não significa, necessariamente, gravidez. Há uma série de explicações para justificar a demora do sangramento: estresse em excesso, emoções muito fortes e alterações hormonais. Até mesmo o consumo exagerado de cafeína ou bebidas alcoólicas pode ser responsável pelo fenômeno.
E isso porque alguns dos métodos, como alguns chás, podem conter substâncias abortivas....Veja como controlar a sua menstruação com alguns métodos naturais.
Entre os fatores emocionais que podem interferir na irregularidade menstrual, estão o estresse e a ansiedade, fazendo com que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.
Estresse ou ansiedade excessivos podem afetar negativamente a sua produção hormonal, que é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro. O estresse pode, inclusive, fazer com que você não ovule em determinado ciclo, suspendendo a menstruação neste mês.
O sistema nervoso central estimula o hipotálamo e pode interferir na sua ação sobre a hipófise que enviaria estímulo ao ovário para o ciclo menstrual ocorrer corretamente. A resposta do corpo ao estresse pode afetar na menstruação.
Durante a TPM é muito normal acontecer mudanças de humor nas mulheres, pois o hormônio serotonina (responsável pela sensação de bem estar) é o primeiro que sofre alterações nesse período.
Os baixos níveis de estrógeno no corpo da mulher e na elevação de progesterona durante esse período do mês são as causas para as alterações de humor.
Os sintomas da TPM podem desencadear as mais diversas reações femininas, variando desde sensações de tristeza, angústia, pessimismo até pensamentos mais drásticos, como por exemplo, os pensamentos suicidas.
As mulheres, em alguns momentos do ciclo menstrual, podem sentir mais ansiedade, irritabilidade e alterações de humor, por causa do desequilíbrio hormonal. Quando o estrogênio se excede, enquanto a taxa do hormônio predominante, progesterona, se desequilibra, existe uma tendência elevada para a depressão.
Para tratar a TPM, que é a síndrome da Tensão Pré Menstrual, existem medicamentos que ajudam a aliviar tanto os sintomas de irritabilidade e tristeza, como fluoxetina e sertralina, e os sintomas de dor e mal-estar, como o ibuprofeno ou ácido mefenâmico, mais conhecido como ponstan, por exemplo.
Para saber se a menstruação está perto de descer, é importante ficar atenta a alguns sintomas que aparecem na maioria das mulheres, como por exemplo:
Os sintomas durante o ciclo menstrual variam bastante a mulher pode sentir tonturas, enxaqueca, enjoo, cansaço e muito sono. Muitas mulheres, durante o ciclo menstrual, sofrem com ataques de enxaqueca. Esses ataques acarretam outros incômodos como sensibilidade a luz e o som, vertigem.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
O deslocamento do endométrio – um tecido criado na parede interna do útero – é o responsável por dar origem à menstruação. Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr.
Com a queda do hormônio LH, o corpo lúteo regride e se transforma em corpo albicans, que é inativo. Isso leva a uma redução da taxa de progesterona e estrógeno. Sem esses hormônios, o endométrio não se mantém e sua camada mais superficial se descama, dando origem à menstruação.
Ciclos menstruais mais longos que o normal, necessidade de urinar com mais frequência, cólica intensa e dor durante a relação sexual são alguns dos sintomas do mioma. A camada interna do útero, conhecida como endométrio, possui células que descamam junto com o sangue durante a menstruação.
Útero em anteversoflexão (AVF): Também conhecido como útero antevertido e é a mais comum entre as mulheres. Nesse caso o que acontece é que o útero está inclinado para frente, ou seja, com o corpo uterino sobre a bexiga.