O que um transudato e um Exudato? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os transudatos originam-se do aumento da pressão hidrostática ou diminuição da pressão oncótica. Geralmente indicam que as membranas pleurais não estão afetadas. Os exsudatos formam-se devido a vazamento de líquido e proteínas ao longo de uma membrana capilar alterada com aumento da permeabilidade.
O que é líquido transudato?
Líquido que se acumula em uma cavidade do corpo por desequilíbrio entre a pressão capilar, que empurra líquido para fora do vaso, e o conteúdo de proteínas do sangue, que mantém líquido dentro do capilar. O líquido acumulado é claro, com baixa quantidade de proteínas e de células.
Quais as características laboratoriais que diferenciam transudato e exsudato?
Definindo-o como transudato, a princípio, descarta-se doença pleural primária situando o derrame num contexto de doença sistêmica sem envolvimento pleural direto. Já no exsudato gera o raciocínio de processo acometendo a diretamente a pleura por doenças infeccciosas ou neoplásicas.
Quais as possíveis causas de um Transudato puro?
Os Transudatos Simples normalmente se formam devido a hipoproteinemia acentuada, seja por diminuição da produção ou perdas, como: a cirrose hepática, nefropatia com perda de proteínas e enteropatias.
Como ocorre Transudato?
Transudato é caracterizado pela baixa quantidade proteínas. Sua causa é pelo aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas. As possíveis causas são insuficiência cardíaca, renal e hepática. Ele é o oposto do exsudato por não ser decorrente de um processo inflamatório.
O que é Transudato simples?
Os Transudatos Simples normalmente se formam devido a hipoproteinemia acentuada, seja por diminuição da produção ou perdas, como: a cirrose hepática, nefropatia com perda de proteínas e enteropatias.
Qual o principal motivo pelo qual Transudato e exsudato apresentam quantidades diferentes de proteínas?
A transudação ocorre devido a alterações na dinâmica dos líquidos, aumenta a quantidade de fluido e dilui a concentração de proteínas e células, e a exsudação ocorre devido a permeabilidade vascular alterada e à resposta quimiotática de fagócitos (O'BRIEN e LUMSDEN, 1988).
Qual a importância de classificarmos os líquidos cavitários em Transudato e exsudato?
A análise de líquidos cavitários também é considerada um exame prático e de baixo custo que pode inicialmente fornecer informações valiosas e contribuir para o diagnóstico e prognóstico de diversas doenças.