Muita água pode causar inundação, alagamento, enchente, ressaca e deslizamento de terra. ... Sem chuva, há impactos socioambientais provocados pela seca e pelas queimadas florestais.
"A chuva age como um termorregulador. Quando há muita nebulosidade, bastante nuvem no céu e chove, a temperatura é menor. Em especial a temperatura máxima, que é registrada à tarde. Ela é mais impactada porque o período com sol foi reduzido", explica Araújo, do Inmet.
Resposta. podem causar alagamentos, enchentes e elevação da capacidade de rios próximos.
As águas da chuva quando arrastam o solo, quer ele seja rico em nutrientes e materiais orgânicos, quer ele seja árido, provocam o enchimento dos leitos dos rios e lagos com esses materiais e esse fenômeno de enchimento chama-se assoreamento. O arrastamento do solo causa no terreno a erosão.
A desagregação é ocasionada tanto pelo impacto direto das gotas da chuva no solo, como pelas águas que escorrem na superfície do mesmo. À medida que cai, a gota de chuva vai se acelerando, até atingir a chamada “velocidade terminal”, aquela em que o atrito entre a gota e o ar equilibra a força de gravidade.
A erosão como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. ... A erosão pluvial é o principal tipo de erosão, causado pela ação da água das chuvas.
A erosão de precipitação e escoamento superficial é também chamada de erosão pluvial, sendo provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas da chuva. ... A primeira ação da chuva se dá através do impacto das gotas d'água sobre o solo.
a) O processo provocado pela chuva que lava os nutrientes do solo e o torna mais ácido, recebe o nome de lixiviação. ... Outrossim, a ausência de vegetais nas encostas montanhosas, faz com que a chuva caia sobre o solo e cause maior impacto, facilitando o processo de lixiviação.
A lixiviação do concreto é uma das manifestações patológicas mais comuns. Ela é causada basicamente pelo contato da estrutura com a água. Durante o processo de hidratação do cimento é formado um composto chamado hidróxido de cálcio — Ca(OH)2.
Resposta. Porque o solo tende a ficar desprotegido, mais suscetível a desgastes provocados pela ação química e mecânica da água corrente, por intempéries e outros agentes geológicos.
a erosão e maior em solos cobertos pela vegetação natural do que em solos desmatados. queimadas liberam gases na atmosfera ma não provoca a poluição do ar. as minhocas não contribuem para a fertilidade do solo. restos de organismos em composição formam uma matéria escura que se chama húmus.
Resposta. Resposta: Entre as ações humanas que causam a formação de processos erosivos destaca-se a retirada das vegetações, que exercem a função de conter a força das águas e dos ventos (atuando como uma espécie de obstáculo) e ajudam a manter a firmeza do solo, através de suas raízes.
Resposta. Resposta: Desmatamento de encostas e uso incorreto do solo.
Minimizar e controlar as erosões do solo próximo aos rios e aos lagos, além de manter as matas ciliares intactas, são as melhores ações para evitar o assoreamento. O vento é outro fator que pode contribuir para a erosão do solo. Ele pode arrastar suas camadas mais superficiais, alterando a distribuição de nutrientes.
O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.
O relevo é o conjunto de formas que modelam a superfície da crosta terrestre. Ele pode ser modificado por terremotos e movimentos tectônicos, pela erosão causada por processos naturais (água da chuva e ventos, entre outros fatores) e ainda pela interferência humana.
O ser humano interfere , criando estradas , construções prédios e casas , extração de minérios,modificando o solo de acordo com suas necessidades.
O relevo pode afetar a disponibilidade de recursos, o custo de transporte e as decisões sobre o uso da terra. O clima pode influenciar a disponibilidade de recursos naturais (particularmente os produtos agrícolas e florestais), e as condições de trabalho e produtividade.
De fato a organização humana depende, sim, da forma de relevo, isto é, o relevo influência na distribuição e organização humana. Podemos citar como exemplo, construções. Algumas construções não podem ser desenvolvidas em relevos acentuados, pois, de fato, não funcionariam, temos como exemplo a construção de usinas.
Resposta. Resposta:O. relevo interfere diretamente nas formas de ocupação e nas atividades econômicas, pois determinadas configurações geográficas tornam algumas atividades impossíveis ou a habitação dificultada.
O relevo é importante para formação do clima, prática da agropecuária, distribuição humana e geração de renda por meio de pontos turísticos naturais. Na prática, isso quer dizer que o relevo é um elemento geográfico bastante presente em nossas vidas.
O estudo do relevo é importante para sabermos quais são os lugares propícios à construção de casas, prédios, fábricas, estradas, aeroportos, pontes, plantações, pastagens e muitos outros casos. ... Desse modo, o relevo, que é um dos mais notados elementos da paisagem, também é extremamente transformado.
Geralmente, considera-se relevo oceânico a parta da crosta que está submersa pelos oceanos e que é denominada de crosta oceânica. ... A menor densidade explica o motivo de a crosta continental apresentar um relevo positivo em relação ao nível do mar formando as terras emersas, ou continentes.
É de grande importância econômica, pois nessa porção do relevo submarino é obtida a maioria dos recursos minerais (petróleo), além de ser realizada a maior parte das atividades pesqueiras. No quesito ambiental, é nessa área que ocorre a fotossíntese e o crescimento do plâncton, que é imprescindível na cadeia alimentar.