A energia elétrica pode ser percebida através do trabalho da força elétrica. O trabalho é o produto da força exercida sobre um corpo pelo deslocamento deste corpo na direção desta força. Sendo assim, o trabalho da força elétrica num campo elétrico é dado pela definição abaixo.
Uma força é dita conservativa quando o trabalho que ela realiza para mover uma partícula entre dois pontos é independente da trajetória percorrida.
Enquanto o potencial elétrico é medido em volts, a energia potencial elétrica é medida em joules, por exemplo. O potencial elétrico é uma propriedade de cada carga elétrica, enquanto a energia potencial elétrica é produto da interação entre pares de cargas e não existe em cargas solitárias.
Toda carga elétrica localizada no interior de um campo elétrico possui uma energia potencial elétrica (Ep) associada à sua posição dentro desse campo. ... O potencial elétrico é uma grandeza escalar, cuja unidade no SI é joule por coulomb (J/C), também conhecida como volt (V).
A força F é uma grandeza vetorial (tem direção e sentido); o campo elétrico E também é grandeza vetorial. ... Se q for positivo, F = +q.E ( F e E mesmo sentido); se q for negativo, F = -q.E (F e E sentidos opostos). O campo elétrico pode ser representado geometricamente pelas respectivas "linhas de forças" .
Quando em uma região do espaço existe um campo elétrico em que o vetor associado a ele apresenta mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido em todos os pontos, esse campo elétrico é chamado de uniforme.
Um campo eletrostático é um campo invisível que envolve partículas eletricamente carregadas. ... O campo eletrostático é um campo vetorial que é definido como a força por unidade de carga que uma carga pontual estacionária encontraria em um ponto específico do campo.
Quando uma partícula eletricamente carregada move-se, dá-se origem a um campo magnético. De acordo com as leis do eletromagnetismo, esse campo magnético origina-se da variação de intensidade do campo elétrico.
Resposta. Resposta: Quando uma partícula eletricamente carregada move-se, dá-se origem a um campo magnético. De acordo com as leis do eletromagnetismo, esse campo magnético origina-se da variação de intensidade do campo elétrico.
Ou seja: A unidade adotada pelo SI para o campo elétrico é o N/C (Newton por coulomb). Interpretando esta unidade podemos concluir que o campo elétrico descreve o valor da força elétrica que atua por unidade de carga, para as cargas colocadas no seu espaço de atuação.
A intensidade do campo elétrico, num ponto situado a 3,0 mm de uma carga elétrica puntiforme Q = 2,7 µC no vácuo (ko = 9. 109 N. m2/C2), é: a) 2,7 .