A palavra infelizmente deve ser analisada como derivada em duas fases sucessivas, como se descreve a seguir: «No caso [de infelizmente], não se trata de um só processo de formação de palavras. O prefixo in- agrega-se a felizmente. O sufixo -ment(e) agrega-se a infeliz.
julliafabianoquin está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.
o sufixo NESS indica estado ou qualidade de e é utilizado apenas em adjetivos para transformá-los em substantivos.
No caso da beleza, por exemplo, observamos a ocorrência de sufixos com as seguintes conotações: -az (sentido de grandeza); -eo (indica similaridade); - ar/or (sentido de pertinência); -ivo (modo de ser); -eiro ( indica traço ou caráter de algo); e - íssimo (superlativo de superioridade).
Embora possa parecer um termo algo rebuscado, confortabilidade deriva do adjetivo confortável, em que o sufixo -vel surge sob a forma latina -bil(i), mais o sufixo -idade, sendo que este último dá o sentido de característica ou de qualidade, como em agradabilidade ou responsabilidade, entre outros.
Prefixos e Sufixos
Em qual das palavras a seguir o sufixo apresenta ideia de "agente"? Resposta Selecionada: d. Cantor.
Estas palavras evoluem para as portuguesas escola e escolar. A palavra escolaridade deriva, assim, de escolar. É um dos casos de formação de substantivos a partir de adjectivos por meio do sufixo -idade (do latim -itate), que traduz a ideia de qualidade, propriedade, estado ou modo de ser.
Resposta. Olá, A gente tem o radical chuv - que acrescentando os sufixos: isco, arada, ada, isqueiro, arel.
O que é substantivo derivado?
Sufixo. Sufixo é o afixo que se liga ao final da palavra, por exemplo: Pedreira. “eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.
Florescer – flor (radical) + escer (sufixo); Utilizar – util (radical) + izar (sufixo).