Para um de 150, faça um de 90° seguido de um de 60°. Agora precisa dealgué bom de descrever com palavras o manejo do compasso. Você faz a circunferência e depois vai trabahar com o compasso mantendo a mesma abertura (o raio da circunferência).
Resposta. Ângulo Agudo < 90º.
Então podemos afirmar que a medida do angulo ''x'', é o angulo de 60° mais ele mesmo e que resulta em 90°.
instruções e construção:
h) FDE mede 110° pois é suplementar a ADE. i) 180°. j) 180°. k) Eles não possuem a mesma medida, porém possuem um ponto comum (o ponto D) o que os torna consecutivos e estão localizados na mesma linha (por isso colineares).
Cone Reto: No cone reto, o eixo é perpendicular à base, ou seja, a altura e o centro da base do cone formam um ângulo de 90º, donde todas as geratrizes são congruentes entre si e, de acordo com o Teorema de Pitágoras, tem-se a relação: g²=h²+r².
Cálculo do Coeficiente Angular
A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º). Para estabelecer a distância entre os dois necessitamos da equação geral da reta e da coordenada do ponto.
Esse tipo de relação é baseado em um resultado da geometria: se duas retas possuem pelo menos dois pontos em comum, então todos os pontos da primeira são pontos da segunda. Determinando a distância entre um ponto e uma reta.
Exemplo: Portanto, as retas r e s apresentam mesmo coeficiente angular (inclinação), mas seus coeficientes lineares são diferentes. Portanto a posição relativa entre as retas r e s é que são retas paralelas distintas.
Quando duas retas se interceptam, dizemos que são concorrentes. ... Se duas retas têm a mesma declividade e algum ponto em comum então necessariamente, elas são coincidentes. Caso contrário, as retas serão paralelas, isto é, retas paralelas são aquelas que têm a mesma declividade e nenhum ponto em comum.
Ao calcularmos os pontos de intersecção entre duas funções, estamos simplesmente calculando os valores para x e y que satisfazem simultaneamente as duas funções. Podemos notar que o ponto de intersecção das retas y = x + 1 e y = 2x – 1 é o ponto que possui coordenadas (2, 3). ...
Oblíquas: quando uma reta cruza a outra de forma não perpendicular. Nas retas concorrentes oblíquas, os ângulos formados pelo cruzamento em um ponto comum as duas retas são diferentes de 90°. Dessa forma, não importa a medida do ângulo para ser oblíqua, ele só tem que ser diferente de 90°.
Relembrado a definição de retas concorrentes: Duas retas são concorrentes se, somente se, possuírem um ponto em comum, ou seja, a intersecção das duas retas é o ponto em comum.
Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum. ... Retas concorrentes: duas retas concorrentes possuem apenas um ponto comum.
Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas. Isto significa que elas estão em planos diferentes.
Se dois planos distintos se interceptam numa reta, então eles possuem um ponto em comum. Ao possuir três planos diferentes interceptando-se dois a dois em rês retas, podemos dizer que esses são concorrentes num mesmo ponto ou são paralelas.