A água é a substância em maior quantidade no leite. ... Suas funções no leite são as de dissolver alguns componentes, além de dispersar (espalhar) e emulsificar (ligar-se com moléculas de gordura) outros.
quando deixamos o leite fora da geladeira , ele ``azeda``:esse fenomeno e justamente o resultado da fermentação do leite pela as bactérias que produzem acido lático... e a diferença do leite fervido e o leite sem ferver e que ao fervemos o leite fazemos uma esterilização , vez que as bactérias morrem com a fervura .
Em uma panela aqueça 1 litro de leite até 60 ºC, retire a panela do fogo, adicione 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã (ou suco de limão), volte a panela ao fogo e reaqueça o leite até coagular (+/- 1 minuto).
Iogurtes, queijo e leite pedem mais cuidados. A primeira dica para armazená-los fora da geladeira é abusar da água. Mergulhe os recipientes numa pia com água fria. Mas também não dá para fazer milagre.
No meio da mamada, devido ao aumento da quantidade de uma proteína chamada caseína, o leite adquire uma cor branco-opaca. Já mais para o final da mamada, sua cor é mais amarelada devido à maior quantidade de gordura.
Cientistas encontraram o aroma de alho no leite materno.
Na verdade, ele sofre alterações durante todo o período de amamentação para se adaptar às necessidades da criança. Existem três fases do leito materno: o colostro, o leite de transição e o leite maduro.
Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:
Estes são alguns dos sinais que observa quando o bebé fica satisfeito:
Muitas mães acham que determinados alimentos aumentam o leite materno. Porém, mesmo isso não sendo possível com o consumo de um ou outro alimento específico, uma dieta equilibrada em nutrientes fortalece o corpo para a amamentação....Vitamina C
No caso de alimentos à base de milho, caso da canjica, o raciocínio é de que eles fornecem mais carboidratos, principal fonte de energia do corpo. “Esse aumento de calorias disponíveis pode colaborar para a produção do leite”, explica Loretta Campos, pediatra consultora em Aleitamento Materno pelo IBCLC.