Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: "José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada".
51). Capitu é misteriosa como o mar e dissimula como a vaga do mar. Assim, seu olhar de acordo com o narrador, dissimulam porque querem dissimular o seu ser, e Bento é atormentado por esses olhares, que os cercam em todos os momentos. Bento tornou-se um observador obsessivo por olhares.
Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“ ...
Capitu: "criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. ... Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acabou se tornando a dona do romance, que acontece em duas fases.
“Dom Casmurro” é uma obra narrada em primeira pessoa por um homem já velho e solitário, que está tentando “atar das duas pontas da vida” (infância e velhice). O tom do romance, que é construído em flashback, é de uma pessoa desiludida e amargurada, e sua visão dos fatos narradas é totalmente subjetiva e unilateral.
era ciumento, religioso, recluso, calado e metia muitas idéias infantis na cabeça. Gostava de ser ouvido e tinha seus muitos medos. Quando velho, tinha bigodes e era garboso, porém não muito forte, acabou se tornando rancisa, melancólico e “casmurro”.
Bentinho: anti-heroi, mimado desde a infância, que tornou ele um indivíduo inseguro e dependente, incapaz de tomar decisões por conta própria e resolver seus próprios problemas. era ciumento, religioso, recluso, calado e metia muitas idéias infantis na cabeça. Gostava de ser ouvido e tinha seus muitos medos.
As características psicológicas são as responsáveis por determinar a personalidade, o padrão de pensamento, de sentimentos e de ações de cada indivíduo. Ou seja, são o conjunto de características que definem a individualidade pessoal.
rapaz esbelto,olhos claros,um pouco fugitivos como as mãos,como os pés,como a fala,como tudo. Não falava nem consigo,pois os dedos não apertavam,eram delgados. Elegante,bonito... e era um amigo fiel,leal e de bom caráter.
Dom Casmurro fala da inveja de ter sido traído, mas também da de ser inferior a um ser humano que, na sua visão, era inferior a ele: uma mulher pobre por quem se apaixona. Vemos o mesmo na política nacional. A inveja pelos acertos do atual governo leva a um delírio quando os erros dele aparecem.
Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente. O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém.
Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela.
Causa da morte foi ferimento por arma de fogo. Explicação: Especificamente, morreu em 1993, aos 44 anos, na cidade de Medellín na Colômbia.
Machado de Assis cravou essa dúvida na cabeça de leitores no mundo inteiro. Dom Casmurro narra a história de Bentinho, apaixonado desde a infância pela amiga Capitu (famosa pelos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”).
Dali até a velhice, Bento vive em estado de relativa reclusão, o que faz surgir seu apelido: Dom Casmurro, que quer dizer introspectivo. Ocorre que a expressão tem outro significado, que o narrador esconde do leitor desavisado: teimoso.
Senhor Pádua: pai de Capitu. Dona Fortunata: mãe de Capitu. Ezequiel de Souza Escobar: melhor amigo de Bento no seminário.