1 Ato ou efeito de estimar; dedicação ou sentimento de apreço em relação a algo ou alguém; afeição, afeto, carinho: “A paixão dos noivos prolongou-se na vida conjugal. Quando o tempo trouxe o sossego, trouxe também a estima” ( MA6 ) .
é como "eu gosto de você". Encontre a resposta que você procura dente as mais de 45 milhões de respostas registradas!
Autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo. ... A forma correta é autoestima, que substitui a palavra hifenizada “auto-estima” a partir do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em janeiro de 2009.
Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios actos e pensamentos. Plural: auto-estimas. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoestima. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-estima.
Pessoas com autoestima elevada pensam positivamente. Autoestima é, essencialmente, a habilidade de pensar positivamente sobre si mesmo. O hábito do pensamento positivo, em geral, contribui para ter uma atitude e autoimagem positiva. Pessoas com autoestima elevada procuram regularmente envolver-se em atividades.
Isso porque, de uma forma geral, a autoestima contribui para que o nosso amor próprio e o respeito por nós mesmos também aumentem, afetando diretamente os nossos pensamentos e atitudes, diminuindo sintomas de ansiedade e até mesmo de depressão.
Além disso, o nível da sua autoestima influencia TODAS as áreas da sua vida de forma positiva ou negativa, por exemplo: Na vida pessoal: Influencia na maneira como você se trata, motiva a si mesmo, se valoriza e se respeita como pessoa, se sente merecedora de conquistas, se aceita como é e busca crescimento pessoal.
Ter amor próprio é saber reconhecer as qualidades, aceitar os defeitos e ter paciência para mudá-los. É saber que se você quiser viajar sozinho, ir a um restaurante ou cinema, está tudo bem, afinal, você aprendeu a amar a própria companhia. Ter amor próprio é conhecer os próprios limites, aceitar os do outro.
Isso acontece porque geralmente a pessoa tem uma visão distorcida de si mesmo e acaba fazendo coisas que vão contra seus desejos para agradar os outros e ter a aprovação alheia. ... Já uma pessoa que tem autoestima baixa, geralmente fica inibida e muitas vezes não sente prazer e gratificação com as experiências da vida.
O abuso físico, sexual ou emocional pode ser a causa mais marcante e evidente da baixa autoestima. Ser forçado a uma posição física ou emocional pode ter um grande impacto na forma em que uma pessoa se percebe, associado a um sentimento de invalidação e pouco valor, além de vergonha, rancor e muitos outros sentimentos.
Quais são os sintomas da baixa autoestima?
Consequências da baixa autoestima As consequências de um baixa autoestima são muitas. Para um profissional, as consequências incluem uma produtividade menor, a falta de capacidade de atender às demandas e cumprir os prazos estabelecidos, além do sentimento de incapacidade de exercer determinada função.
Ter autoestima excessiva pode levar um indivíduo a cometer uma série de erros sem reconhecer que está enveredando por um caminho que dificilmente terá volta. Narcisismo e enxergar apenas a si mesmo no mundo pode ter consequências bastante graves.
O que saber ao namorar alguém com baixa autoestima
10 dicas poderosas para aumentar a autoestima
Dicas para parar de sentir feia ou fora de lugar
9 passos para aprender a se amar