R$ 1.
Um Gari trabalha com a limpeza das vias públicas. Ele é responsável por varrer diariamente ruas, praças, parques, dentre outros locais públicos. Ele trabalha para que as cidades estejam diariamente limpas e em boas condições de habitação. Isso faz com que este profissional seja essencial no ambiente urbano.
O que faz: O gari é responsável pela limpeza pública, desde varrimento de ruas, até a coleta de resíduos, lixo orgânico, lixo reciclável e bota-fora, limpeza das bocas de lobo, campinas e córregos.
O nome gari nasceu em homenagem ao empresário Aleixo Gary que em 11 de Outubro de 1876, assinou contrato com o Ministério Imperial para fazer o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.
Diferente do que as pessoas pensam, existe sim diferença entre coletor, gari, e lixeiro. O coletor cuida da coleta do lixo doméstico. O gari cuida da limpeza e retirada de lixo das vias públicas. E o lixeiro é quem busca no lixo objetos e materiais que possa reciclar ou reutilizar.
Dentre os riscos a que estão expostos destacam-se: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos. Entre as doenças ocupacionais que podem acometer os garis destacam-se: problema de coluna, tendinite, estresse, lombalgia.
Segundo o Ministério do Trabalho, os trabalhadores devem usar capacetes, óculos, luvas, máscaras, botas e roupas com manga cumprida. Como eles não utilizam estes equipamentos, correm risco de acidentes e contaminação. Os coletores ainda usam caminhões basculantes, sem ter onde segurar e não adaptado para o trabalho.
São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.
Cores padrão das latas de lixo