O que é Manifesto Ágil? O Manifesto Ágil é uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de software. Embora seja relacionada a um setor tecnológico, os impactos do Manifesto e do desenvolvimento ágil proposto por ele são inegáveis para empresas de diversos setores.
Um ponto que merece destaque sobre o Manifesto Ágil é que ele se firmou sobre quatro valores, e doze princípios. O objetivo desses fundamentos era mostrar para os profissionais do setor quais eram os fatores valorizados por essas pessoas presentes na reunião, ajudando outros profissionais a fazer o mesmo.
O Manifesto Ágil é um documento que foi criado em 2001 por profissionais do segmento de TI, que, apesar de pertencerem a áreas distintas, perceberam que havia opiniões sobre o desenvolvimento de software em comum entre eles.
A filosofia dos métodos ágeis é a de incentivar a inspeção e adaptação frequentes, o que promove a auto-organização, a comunicação constante, o foco no cliente, o maior trabalho em equipe e a entrega de valor.
Alguns dos principais tipos de métodos ágeis
O Scrum tem três papéis: proprietário do produto, mestre do Scrum e membros da equipe de desenvolvimento. Embora esses papéis sejam bastante claros, o que fazer com os cargos já existentes pode ser um pouco confuso.
Segundo o The Scrum Guide, o framework Scrum possui apenas 3 artefatos oficiais: Product Backlog, Sprint Backlog e o Incremento.
Visão geral. A cada dia do Sprint a equipe faz uma reunião diária, chamada Daily Scrum. Ela tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia.
A Sprint é um espaço de tempo no qual determinadas atividades pré-determinadas devem ser executadas. Segundo o guia do Scrum, uma sprint deve possuir uma duração de uma a quatro semanas.
Sprint é um conceito utilizado em Scrum, uma metodologia de gerenciamento de projetos, e representa um dos pilares do projeto em desenvolvimento baseado nessa metodologia, consistindo em cada uma das etapas de um projeto, determinadas em espaços específicos de tempo.
O sprint pode ser considerado o principal evento do método Scrum, porque é nele que serão aplicados os demais eventos, utilizados os artefatos produzidos anteriormente e desenvolvido de fato o produto. É nele que ocorre a produção de um produto ou parte dele.
Introducao: os sprints se caracterizam como um tipo de deslocamento muito utilizado por jogadores de futebol, ao quais dependem fundamentalmente de variaveis fisiologicas e podem estar correlacionadas ao desempenho da potencia muscular, capacidade fisica de vital importancia para atletas desta modalidade.
O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
Demonstrar e Validar o Sprint—Neste processo, o Time Scrum apresenta os Entregáveis do Sprint ao Dono do Produto e aos stakeholders relevantes, em uma Reunião de Revisão do Sprint. O objetivo dessa reunião é garantir a aprovação e aceitação do Dono do Produto para os Entregáveis desenvolvidos no Sprint.
Além disso, ao utilizar o Scrum, pode ser solicitado ao Time de Desenvolvimento para estimar um mesmo item do Backlog do Produto em diferentes momentos. Quando o item está no final do Backlog do Produto, possuirá menos detalhes e, consequentemente, sua estimativa estará em um nível macro.
Em projetos de desenvolvimento de software, o Product Owner (PO) é a pessoa responsável por maximizar o valor resultante do produto desenvolvido. Sua principal responsabilidade é gerenciar o Product Backlog. O Product Backlog é uma lista ordenada de funcionalidades, requisitos e tudo que é necessário em um produto.
Você já ouviu falar do Guia Scrum SBOK – Guia de Conhecimento das Melhores Práticas em Scrum? Este foi desenvolvido pela equipe SCRUMstudy™ e se baseia nas melhores práticas da gestão de projetos ágeis como, por exemplo, Scrum.