Os Princípios Contábeis simbolizam a essência das doutrinas da Ciência Contábil, e são aplicados diretamente no objeto da ciência contábil: o Patrimônio. ... São Princípios de Contabilidade: o da ENTIDADE; o da CONTINUIDADE; o da OPORTUNIDADE; o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; o da COMPETÊNCIA; e o da PRUDÊNCIA.
O registro tem como função registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. É nele que você vai poder verificar quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.
CONTABILIDADE BÁSICA. A expressão "Contabilidade Básica" é genérica, aplicando-se aos princípios basilares da escrituração contábil. O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.
A Contabilidade é a ciência que estuda os fenôme- nos ocorridos no patrimônio das entidades, medi- ante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orienta- ção – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio ...
O conselho Federal de Contabilidade publicou no início da década passada, através da resolução CFC 750/93, os "Princípios Fundamentais da contabilidade". ... Seguindo este raciocínio, os Princípios Contábeis nada mais são do que normas a serem atentadas pelos profissionais durante o exercício da profissão.
Considerando a sua função de ciência social, a contabilidade tem como sustentação os pilares aqui apresentados como Os Princípios Fundamentais de Contabilidade, aprovados pela Resolução CF n.º 750/93, de 29 de dezembro de 1993.