As traíras são carnívoras e é comum adquirirem esses vermes quando comem outros peixes ou moluscos, principalmente crustáceos e anelídeos aquáticos (minhocas). Em geral, os nematóides se alojam na musculatura, vísceras ou gônadas dos peixes.
No trato digestório do hospedeiro, os cestódeos adultos podem tornar-se grandes; o parasita mais longo no mundo é a tênia de baleia de 40 m, Polygonoporus sp. As tênias possuem 3 porções reconhecíveis: O escólex (cabeça) funciona como um órgão ancorado que se prende à mucosa intestinal.
Seu ciclo de vida exige de um até três ou mais hospedeiros intermediários, que podem ser invertebrados ou vertebrados. Alimentam-se de partículas presentes no trato intestinal do hospedeiro. Essas partículas penetram em seu organismo através da superfície corpórea.
Cestoda
O único hospedeiro definitivo de ambas as tênias (fase adulta do parasito) é o homem, em cujo intestino delgado se alojam. Os hospedeiros intermediários de Taenia solium são os suínos e os deT. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura (ACHA & SZYFRES, 1986; REY, 1991).
A Taenia solium é a tênia da carne de porco e a Taenia saginata é a da carne bovina. Esses dois cestódeos na forma adulta causam doença intestinal (teníase). São os ovos da Taenia solium que causam a cisticercose ao serem ingeridos. A tênia é conhecida popularmente como solitária.
As tênias pertencem à classe Cercomeridea, subclasse Cestodaria, que compreende animais com o corpo achatado e em forma de fita - o estróbilo - que é segmentado (os segmentos são as proglotes) e dotado de uma região anterior – o escólex, provido de órgãos de fixação variados.
A teníase é adquirida através da ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium, adquire a cisticercose. Da cisticercose humana, varia de 15 dias a anos após a infecção.
Mas a prevenção através de hábitos higiênicos é a melhor maneira de prevenir a ascaridíase:
Isolamento - Para os indivíduos com Cisticercose e/ou portadores de Teníase, não ha necessidade de isolamento. Para os portadores de Teníase, entretanto, recomenda-se medidas para evitar a sua propagação: tratamento específico, higiene pessoal adequada e eliminação de material fecal em local adequado.
A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. ... A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.
Resposta: Ascaris lumbricoides são nematódeos e esses vermes possuem corpo alongados e cilíndricos. Já a taenia solium é um platelminto e possuem seu corpo achatado.
Devido ao espalhamento das larvas, febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental são alguns sintomas que podem se apresentar; dependendo do órgão que foi afetado. Entretanto, em muitos casos a verminose se apresenta assintomática.
Os nematelmintos são chamados de vermes cilíndricos ou alongados. Podem também ser chamados de nematódeos ou, ainda, de nematóides, e são agrupados dentro do filo dos Nematoda, que surgiu a partir do reino dos platelmintos, no Reino Animal. São organismos invertebrados e não segmentados.
Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.
Modo de transmissão Ingestão de ovos larvados, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas. Poeira e insetos podem veicular mecanicamente os ovos de A. lumbricoides.
Um individuo contaminado pelo verme elimina diariamente milhares de ovos de Ascaris pelas fezes. Em locais sem saneamento básico adequado, estas fezes contaminam solos e água. A transmissão do áscaris ocorre quando uma pessoa sadia ingere acidentalmente estes ovos presentes no ambiente.