O Odu Ejionile. Êjioníle é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá.
Cuidados: Precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estomago. Foi esse Odu quem criou as catacumbas e as sepulturas. Todo mundo que tem o Odu quatro na cabeça traz caminho de Abicu. São pessoas que tem a cabeça perigosa, são pessoas que tem que procurar saber o que tem que fazer.
Para positivar o Odu Odi através de banho, use folhas de mamona, sálvia e orobô ralado. Este Odu representa caminhos perdidos, discórdia, guerra na vida da pessoa, desgraça de modo geral, traição, problemas com drogas. Quando ele está negativo tem que se fazer um ebó com tudo em sete.
Ôxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanja e Iyami. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amável e responsável.
Banhar-se com flor de laranjeira e alecrim. Agradar com 4 acaçás, 4 velas, 4 bolas de farinha, 4 ovos e 4 moedas corrente. Ao entregar, mencionar tão somente o nome do Odu Irosun. Precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estomago.
Odú Ejionile Meji
Êjioníle, é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá. Nesta caída responde Oxaguiã, Obatalá e Airá.
A consulta através dos Odus pode ser interpretado pelo Oráculo de Ifá, com os Odu Meji (duplos destinos ou repetidos duas vezes) são em número de 16 e conhecidos como Odu Originais ou Principais. No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação iorubá, os 16 odus são os caminhos da vida.
Esta iniciação destina-se à pessoas que querem aprofundar-se em Ifá, são futuros sacerdotes ou sacerdotisas. ... Nesta iniciação Òrúnmìlà Ifá lhe traz o seu Odu do Orun (Céu) para o Aiye (Terra), ou seja, recebes-se o seu Poema Espiritual. Poema este que o iniciado recitou no Orun antes de encarnar na Aiye.