No Alquerque, dois jogadores enfrentam-se num tabuleiro como na imagem. O movimento faz-se ao longo das linhas, sempre para um ponto adjacente. Capturam-se as peças saltando sobre uma peça adversária e parando sobre o ponto seguinte na mesma linha. Vence aquele que conseguir capturar todas as peças adversárias.
O substantivo alquerque, provém do árabe القرقات Al-Qirkat, lit. «O tabuleiro».
Para jogá-lo cada jogador pega 3 peças da mesma cor, na sua vez, coloca uma peça no seu círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado, quando todas as 6 peças, 3 de cada jogador estiverem no seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
Este jogo se assemelha as estratégias utilizadas em nosso “jogo da velha”, mas neste tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro octogonal (oito lados). É um jogo que envolve estratégia, raciocínio e antecipação.
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Shisima não é diferente, para se jogar é necessário ter cognição; autonomia da determinação de suas ações; curiosidade e autoconfiança.
Este jogo étnico tem origem no Quênia, e foi criado a partir da observação das pulgas d'água sobre a superfície das lagoas. A palavra shisima na língua tiriki significa "extensão de água". Para vencer a partida, o jogador deve ser o primeiro a alinhar as suas três "pulgas d'água" em uma linha reta antes do outro.
O JOGO: Originário de Moçambique, o labirinto é um jogo fácil de ser realizado. ... Os dois jogadores terão uma tampinha cada um, que deverá percorrer por todo o labirinto, sendo que aquele que chegar primeiro ao final do labirinto vence.
Quem começa escolhe uma das cavas do seu campo, pega todas as sementes dela e as distribui, uma a uma, nas cavas seguintes, caminhando no sentido anti-horário. Se passar pelo próprio oásis, o jogador deixa uma semente nele e segue colocando as demais no campo adversário, mas nunca no oásis de lá.
A origem dos dominós parece ser chinesa. Na China, o dominó tornou-se um jogo conhecido por volta do ano de 1900, sendo usado, segundo pesquisadores para adivinhações. Há menções de dominós na Europa a partir do século XVIII. Os dominós são populares em um grande número de países.
O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. ... Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
Chaturanga é um antigo jogo de tabuleiro indiano que se acredita estar na origem do Jogo de Xadrez, o Shogi e o Makruk, e é relacionado com o Xiang Qi (ou Janggi). Surgiu provavelmente no século VI, sendo considerado o predecessor do Xatranje que, por sua vez, veio a originar o xadrez moderno.
O cavalo é a única peça do tabuleiro que pode pular sobre outras peças. O cavalo move-se por duas casas horizontalmente ou verticalmente e então uma casa a mais em uma ângulo reto. ... O cavalo sempre termina seu movimento em uma casa de cor oposta à inicial.
Esta situação durou até 2006, quando o título foi unificado. No ano de 2006 as duas federações de xadrez (FIDE e PCA) juntaram-se numa só, fazendo com que os campeões de 2006 da FIDE (Veselin Topalov) e da PCA (Vladimir Kramnik) disputassem um só título.
Aproximadamente no ano 570 de nossa era, nasce o "Jogo dos Quatro Membros" (Chaturanga, em sânscrito), o ancestral direto do Xadrez. Na Pérsia, o jogo foi chamado pela primeira vez de "jogo de Xadrez" (Chatrang) e conheceu uma imensa popularidade.
O país é considerado pela maioria dos historiadores como o berço do chaturanga, a variante reconhecidamente mais antiga do xadrez moderno. ... Na Índia, o chaturanga foi inicialmente jogado sobre o tabuleiro do Ashtāpada, um outro jogo indiano do qual se desconhecem as regras.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões.