1-O grande objetivo do mito da caverna é explicar o mundo que cerca o homem. No mito da caverna de Platão, encontra-se a caracterização de uma sociedade que baseia em aparentes verdades, como uma forma de justificar condutas e uma conjuntura social.
O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. ... Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.
Significa que Platão pretende fazer um bom uso da imitação e não completamente desprezá-la. Assim, como no diálogo há vários discursos, a linguagem é objeto de diferentes valorações e pode ser tomada como sendo o que não é, como valendo mais do que vale. E é essa a crítica de Sócrates n'A República, livros II-III.
Os diálogos de Platão representam a filosofia platônica na sua forma escrita. ... O diálogo platônico tem sua origem na dialética socrática e visa reproduzi-la. Trinta e cinco diálogos e treze cartas são tradicionalmente atribuídas a Platão.
O diálogo permite-nos (e deve) desempenhar funções como: Mostrar em vez de contar – A interacção entre as personagens permite-nos antever situações e abordar temas, evitando o abuso da narração expositiva. As personagens tornam-se reais quando agem e falam, ajudando a cativar o leitor.
O diálogo se define pela circulação da palavra (daí: dia – logos). Platão escreveu sua obra quase inteiramente sobre a forma de diálogos que colocaram em cena Sócrates junto com os mais diversos interlocutores, entre estes, seus discípulos.
Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. Da opinião à verdade, do particular ao universal, o diálogo é o próprio caminho da filosofia. ... Segundo Platão, o pensamento é o diálogo da alma consigo mesma.
Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos. ... Saiba mais sobre o significado de Platônico.
Dialogo Filosofico é uma visao critica dos acontecimentos atuais.. nao só pelo que dizem.. mais com um pensamento mais "curioso" , Um dialogo mais critico e argumentativo.
Há quatro níveis ou formas de diálogo: nível existencial; místico; ético; e teológico. Propõe, também, sugerir pistas para facilitar a organização e realização do encontro inter-religioso.
Resposta. Ouvir é a parte mais fundamental de um bom diálogo. Para algumas pessoas, ouvir pode ser intimidador: você não está no controle e pode escutar algo que não queira. Mas se não estiver preparado para ouvir, não está preparado para conversar, pois é nisso que se baseia um diálogo – fala e escuta.
Técnicas de especialistas para manter uma conversa
Ouvir é a parte mais fundamental de um bom diálogo. Para algumas pessoas, ouvir pode ser intimidador: você não está no controle e pode escutar algo que não queira. Mas se não estiver preparado para ouvir, não está preparado para conversar, pois é nisso que se baseia um diálogo – fala e escuta.
7 dicas para ter conversas melhores
A Business Insider selecionou dicas de colaboradores do site Quora, com práticas que levam a conversas mais longas e capazes de prender a atenção do outro.
Veja as dicas que separamos.
13 estratégias para falar bem em público