Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.
Pode causar efeitos graves para todas as formas de vida A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.
atmosfera
Essa classificação divide a atmosfera em cinco camadas:
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.
1. Troposfera: representa a camada mais próxima da superfície terrestre, e é nela que os seres vivem e respiram.
Essa camada fica localizada logo acima da mesopausa - região da atmosfera que determina o limite entre uma atmosfera com massa molecular- e se estende até 600 quilômetros de altitude. Os principais componentes da termosfera são: hélio, nitrogênio atômico, oxigênio atômico.
É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 18 km. Nela se concentra cerca de 80% dos gases atmosféricos. A primeira camada da atmosfera e a que se encontra mais próxima da superfície é a troposfera.
Resposta: e nessa camada aonde acontece a chuvas, os relâmpagos e nela é e acontece às mudanças climáticas.
R: A crosta. Com quais camadas a litosfera mantém contato direto? R: 5 camadas, sendo elas, ao redor da litosfera temos a atmosfera.
HCFC
( ) Troposfera é a primeira camada da Terra. Nela, ocorrem os fenômenos climáticos.
Os CFC's contribuem para a destruição da camada de ozônio, eles atravessam as camadas mais baixas da atmosfera e se acumulam nas camadas superiores da estratosfera, a radiação U.V. ocasiona a fotodecomposição das moléculas de CFC's e estas liberam o cloro que é um catalisador da destruição de ozônio.