Significado de Algeroz substantivo masculino Cano de escoamento das águas do telhado.
Termo utilizado no Brasil para designar os elementos impermeáveis, geralmente metálicos, utilizados para escoar a água das chuvas proveniente da cobertura de um edifício, impedindo a infiltração pelas paredes e laje de cobertura.
1- Para medida C, necessário a largura do muro e acrescentar 1 de pingadeira. 2- Para medida B, necessário a largura do muro e acrescentar 2 de pingadeira. O contra rufo é ideal para proteção da lateral da telha com a parede.
O dimensionamento das calhas é realizado segundo a NBR de acordo com a fórmula de Manning-Strickler, indicada abaixo. Onde: Q= Vazão de projeto (L/min);...Dimensionamento de calhas pluviais.
Para o cálculo das Calhas devemos calcular, antes, a quantidade de chuva que vai cair no telhado. A quantidade de água que uma chuva joga sobre um telhado varia em função de diversos fatores como o clima (tropical, equatorial, etc.), a estação do ano (primavera, verão, etc.)
Meça a distância da ponta da calha até o chão e depois adicione 90 cm ou 1,20 m a essa medida para determinar o comprimento da calha que você deve instalar. Multiplique o número pelo número total de calhas necessárias (provavelmente 4) para determinar o comprimento total da calha que você deve instalar.
Agora, suponhamos que o pluviômetro registrou 20mm. Então multiplique a área do telhado por 20 e terá o volume de água captado durante essa chuva. Exemplo: 25m2 x 20mm = 500 litros.
A calha deve ter uma inclinação média de 2 mm por metro em direção ao bocal, para garantir a queda da água. O número de condutores ligados a ela deve ser calculado levando-se em conta a área do telhado e a intensidade de chuvas na região. De forma geral, cada 30 m² de telhado deve corresponder a um condutor.
Determinando a área de contribuição
Os condutores verticais são tubulações destinadas a recolher águas de calhas e similares e conduzi-las até a parte inferior do edifício. Para tanto, é necessário escolher quantos condutores deverão existir e isso depende do número de saídas necessárias para a calha.
Para o dimensionamento das galerias de águas pluviais pelo Método Racional, em síntese, utiliza-se a Tabela 1, baseada na equação de Manning que fornece o valor da velocidade e vazão para um certo diâmetro comercial arbitrado.