É um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda até a bexiga, através da uretra, com a finalidade de facilitar a drenagem da urina ou inserir medicação ou líquido, com tempo de permanência longo (pode variar de dias a meses), determinado pelo médico.
Segundo o Parecer Normativo, aprovado pela Resolução, a inserção de cateter vesical é função privativa do Enfermeiro, em função dos seus conhecimentos científicos e do caráter invasivo do procedimento, que envolve riscos ao paciente, como infecções do trato urinário e trauma uretral ou vesical.
A irrigação vesical contínua tem a finalidade de instalação de solução para lavagem contínua da bexiga, para remoção de coágulos no pós-operatório de ressecção endoscópica da próstata ou RTU da próstata, para tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP):
A irrigação das lavouras é uma das técnicas que devem ser utilizadas para garantir a produtividade e a sustentabilidade de qualquer plantação. Na prática, trata-se do fornecimento controlado de água para os plantios, complementando os períodos de chuva e enriquecendo o solo.
O cateterismo ou sondagem vesical é descrito como uma intervenção que consiste na inserção de uma sonda ou cateter na bexiga através da uretra, com o propósito de drenar a urina..
As Sondas de Foley Solidor são utilizadas para a realização de sondagem vesical, promovendo o esvaziamento da bexiga, sendo o dispositivo que se acopla a bolsa coletora de urina de sistema fechado.