Por volta de 3000 a.C. há evidências que os Chineses já produziam este metal. Há indícios, também, que os fenícios exploravam o chumbo em 2000 a.C. Encanamentos de chumbo com as insígnias de imperadores romanos, de 300 a.C, ainda estão em serviço.
Chumbo é um material usado para criar itens resistentes a radiação. ele é encontrado em pedras quebraveis em Kelp Forest, Grassy Plateaus...
Metal
Graças a sua excelente resistência à corrosão, o chumbo encontra muitas aplicações na indústria de construção e, principalmente, na indústria química. ... É resistente ao ataque de muitos ácidos, porque forma seu próprio revestimento protetor de óxido.
O nome chumbo deriva do latim plumbum e do anglo-saxão lead que significa chumbo. O chumbo encontra-se na Natureza sobretudo combinado com enxofre, em forma de sulfureto. ... O chumbo é um metal pesado e muito macio que quando se toca com as mãos é facilmente deformável.
Então, uma dica é avaliar bem quais batons usar. Lembrando que cores mais escuras tem maior chance de ter altas concentrações do metal. Para saber se um produto contém chumbo não espere encontrar em informação na embalagem.
Saturnismo é a intoxicação que ocorre em atividades ocupacionais com elevada exposição ao chumbo (Pb).
O chumbo está presente na poluição atmosférica graças à queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) e às indústrias que empregam a fusão de chumbo em seus processos de fabricação. A contaminação do meio ambiente com chumbo pode decorrer, ainda, de acidentes e da destinação inadequada de resíduos.
As contínuas emissões das partículas de metais pesados produzidos pelo homem podem ser absorvidas por vegetais e animais, causando intoxicações em todos os níveis da cadeia alimentar, caracterizando como poluentes ambientais significativos, devido a sua toxicidade, sendo um problema de importância crescente.
Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.
O correto no caso de algum material na sua casa que contenha chumbo, como por exemplo pilhas, tintas, eletrodoméstico, brinquedos é separar do lixo comum, facilitando assim a coleta e posterior armazenamento em aterros especiais.
Com alto poder de contaminação por possuírem metais pesados, como níquel e chumbo, os eletrônicos devem ser levados aos Ecopontos e em algumas cooperativas da cidade que recebem esse tipo de material. Encontre um Ecoponto e uma cooperativa!
O processo de reciclagem do metal depende primeiramente das fases de coleta e separação dos materiais. Os resíduos metálicos coletados são separados nos centros de triagem entre ferrosos e não ferrosos e também por tipo e características (alumínio, cobre, ferro, aço, etc.).
Para fazer o descarte de baterias é necessário armazenar as baterias sem misturá-las com outros tipos de materiais. Você deve embalá-las em um saco plástico resistente para evitar o contato com a umidade e vazamentos.
As pilhas e baterias devem ser entregues às lojas que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas para que eles entreguem aos fabricantes. Cerca de um terço das pilhas comercializadas no Brasil são alcalinas, que não contêm metais pesados, e neste caso, podem ser jogadas em lixo comum.
Separe pilhas baterias, celulares, peças de computadores e lixo eletrônico em geral e leve até a agência bancária, drogaria (grandes redes) ou ao prédio público mais próximo. Se possível, inicie a implantação de coletores de pilhas e baterias na sua empresa, associação, instituição religiosa ou em seu condomínio.
As baterias automotivas possuem componentes que podem ser nocivos ao meio ambiente, caso sejam descartados de maneira incorreta. Porém, até 99% de uma bateria pode ser reciclada. Para realizar o descarte correto de uma bateria, basta fazer a entrega em um ponto de venda de baterias, que dará o destino correto.
Na hora de descartar sua bateria de íon-lítio, evite jogá-la no lixo doméstico ou armazená-la em casa, pois ela pode liberar produtos tóxicos e corrosivos.
Vender a bateria é a melhor opção Sendo assim, através da venda de sua bateria usada, você consegue um desconto na nova bateria, e descarta a usada de forma ideal. Tenha em mente que você não conseguirá grandes valores com a venda da bateria usada. Mas sim um leve desconto na compra da nova.
Pilhas e baterias vão para usinas de reciclagem própria para mexer com materiais químicos, como lítio, mercúrio e cádmio....Pontos de coleta do Hipermercado Carrefour
Reciclagem de lixo eletrônico:
A Green Eletron realiza a coleta, reciclagem e destinação correta de pilhas e baterias portáteis desde 2010. Quando foi criado, o programa chamava-se ABINEE Recebe Pilhas, mas em 2018 se tornou parte do sistema da gestora.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.
As agulhas e seringas usadas deverão ser acondicionadas em embalagem chamada descarpack ou em garrafa pet, ambos preenchidos com apenas 2/3 do seu volume e entregue nos postos de saúde. Pilhas, remédios (vencidos ou sobras) podem ser deixados na Drogaria São Paulo.
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário.
Resíduos de Serviços de Saúde - Altura / Coletor (1) O Perfuro-Cortante deve ficar na altura aonde os olhos dos funcionarios vejam.