Sabe-se que a misofonia é uma doença neurológica, sendo que a irritação que os sons podem causar está no fato de que os estímulos auditivos são confundidos dentro do sistema nervoso central.
Sintomas de Fonofobia
Cientistas descobrem por que alguns 'odeiam' o som de pessoas mastigando. Cientistas dizem ter descoberto por que algumas pessoas reagem de forma intensa - com emoções que podem beirar o "ódio" - ao som de mastigação de alimentos ou de respiração.
Vários fatores podem causar o surgimento desse som interno, como exposição a barulhos intensos, envelhecimento, diabetes, infecções de ouvido, traumas auditivos, entre outros. A hiperacusia é uma das complicações do zumbido.
Como diminuir a sensibilidade auditiva no Autista?
Com o silêncio ou um ruído mais baixo aumenta-se a intensidade de captação de sons externos, gerando incômodo ainda maior. A maneira correta de tratar envolve a dessensibilização com o uso de aparelhos ou instrumentos que emitem um som contínuo de pouca intensidade, abaixo do nível que provoca incômodo ao paciente.
A palavra hiperacusia ou fonofobia significa “muita audição” ou “audição excessiva”. Mas vale ressaltar que pessoas com hiperacusia possuem uma audição perfeitamente normal, não escutam melhor que outras, o que varia é a intensidade necessária para alcançar o desconforto, ou seja, há uma redução na tolerância aos sons.
Há uma correlação clara entre o barulho e o estresse....Relaxe fora do trabalho.
Muitas pessoas reclamam de escutar um barulho quando mastigam. Muitas delas dizem que ficam impossibilitadas de abrir a boca como desejam, inclusive quando vão bocejar. Se trata de um ruído articular.
Você já reparou que algumas pessoas fazem muito barulho na hora de mastigar? Isso ocorre porque a pessoa está mastigando com os dentes da frente, ou seja, com o pré molar ou primeiro molar ao invés de mastigar com os dentes de trás como o segundo molar e o terceiro molar.
Sentiu um estalo na mandíbula? Isto pode acontecer em diversas situações cotidianas, como quando você mastiga algo ou ao bocejar. E acaba que muitas pessoas ignoram esse sintoma. No entanto, ele pode ser um indício de problemas na cavidade bucal, relacionada com a sua articulação temporomandibular, conhecida por ATM.
Por que bocejamos quando vemos outra pessoa bocejar? Não se sabe ao certo porque bocejamos, mas a teoria mais aceita é que essa é uma forma de capturar mais oxigênio e aumentar a frequência cardíaca. Por isso, o bocejo é uma ação involuntária do organismo para despertar ou fazer com que o corpo entre em alerta.
Mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser sinal de disfunção na ATM. Você ou alguma pessoa próxima fica com a mandíbula estalando quando abre ou fecha boca, ou ainda, ao mastigar, bocejar? Saiba que essa é uma evidência de disfunção temporomandibular (DTM).
A maioria dos casos de estalos, portanto, é por consequência de algum tipo de deslocamento de disco articular da Articulação Temporomandibular. Isso pode acontecer após um trauma, acidente ou como consequência de uma “frouxidão ligamentar”, quando os pacientes têm ligamentos mais flexíveis que o normal.
O maxilar estalando pode resultar de uma disfunção das articulações temporomandibulares, que fazem a ligação entre o maxilar e o esqueleto e que permitem que a pessoa possa falar, mastigar e bocejar, por exemplo.
O que é ATM? É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente.