O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Antes e é considerado o maior rio em extensão e volume de água do mundo. O Amazonas é um rio brasileiro que nasce na Cordilheira dos Andes, ele é o maior do mundo em extensão e volume de água.
Listamos os 10 maiores rios para você, veja a seguir!
1-50
Rios do Brasil
Abaixo listamos 5 dos maiores rios:
Lista dos 10 maiores rios (extensão) do Brasil.
No Brasil, a maioria dos rios são perenes, como o Amazonas e o São Francisco, mas, no Nordeste brasileiro, a maioria dos rios são temporários, como o Jaguaribe e o Rio Piranhas-Açu. Esse tipo de rio ocorre muito em países árabes, onde são considerados um oásis.
no Brasil, a maioria dos rios são perenes, como o Amazonas e o São Francisco. Mas, no Nordeste brasileiro, a maioria dos rios são intermitentes (conhecidos tambem como temporários) , como o Jaguaribe e o Rio Piranhas-Açu.
Como grande parte dos rios temporários brasileiros está concentrada no Nordeste, região onde as precipitações costumam acontecer principalmente no inverno, é também nesta estação que a maioria dos rios temporários brasileiros se forma. Em estados como o Piauí, este número chega a 80% do total.
Sendo assim, os rios podem ser perenes, intermitentes ou efêmeros. Perenes: são rios que possuem água durante todo o ano, ou seja, eles nunca secam. ... Intermitentes: também chamados de temporários, esses rios podem ser volumosos durante os períodos chuvosos, porém eles desaparecem durante a seca.
Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem.
-Rio Jaguaribe. -Rio Rio Piranhas-Açu. -Rio Paraíba. -Rio Capibaribe.
Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.
Existem três tipos de regime de rios, sendo eles o Pluvial, onde a água enche o rio com as chuvas; o regime térmico/rival, em função de geleiras derretidas; e o regime misto, uma mistura de ambos.
Rios de Planície: os rios de planície são muito utilizados para a navegação posto que não apresentam desníveis em seu curso de água, nascendo e desembocando em locais planos e relativamente baixos.
Rio de planalto são rios caracterizado pela nascente em regiões altas, com algumas ou várias quedas d'água, que causam uma maior velocidade na corrida do rio. É o tipo de rio indicado para a produção de energia hidrelétrica. Rio de planície são rios caracterizado por ter uma velocidade de corrida menor, mais uniforme.
Os rios tem várias utilizações econômicas: fornecimento de água pra residências, indústrias, irrigação. ... Os rios de planície correm em regiões planas ou suavemente onduladas e não podem ser mro utilizados pra produção de energia elétrica, q necessita de quedas d'agua, podendo atender a todos os outros fins citados.
Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto. Em menor quantidade, temos no Brasil os rios que correm nas planícies, sendo usados basicamente para a navegação fluvial, por não apresentarem cachoeiras e saltos em seu percurso.
Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. É a vazão do rio que é mais amplamente distribuída sobre a superfície da terra e fornece o maior volume de água para consumo no mundo.” (SHIKLOMANOV, 1998, p. ...
Listamos os 7 principais usos da água