[ Zoologia ] Que se alimenta de animais mortos ou cadáveres em decomposição.
Junto de tatus e hienas, urubus e camarões são classificados como necrófagos ou detritívoros. São chamados assim porque se alimentam de animais mortos, em estágio pouco avançado de decomposição.
Em biologia chamam-se detritívoros, saprófagos ou necrófagos os animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou, animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos. ... Com a mesma etimologia também se usa, para os animais, o termo sapróvoros.
Animais Necrófagos são aqueles que alimentam-se de matéria orgânica já morta; são os popularmente conhecidos como " comedores de cadavéres." Animais Detritívoros: São animais que alimentam-se de restos orgânicos, reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem aproveitados por outros organismos vivos.
Os organismos detritívoros são os que se alimentam de matéria orgânica degradada ou organismos mortos, independente de tempo do óbito. Dentre o grupo de animais classificados como detritívoros, estão: aves, mamíferos, peixes e insetos.
O fato é que os detritívoros, como urubus, minhocas, garças e os besouros “rola-bostas”; ao se alimentarem da matéria morta, além de “limparem o ambiente”, impedindo a proliferação demasiada de formigas, moscas, bactérias e demais organismos com grande potencial de provocar doenças, permitem com que os nutrientes ali ...
A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um organismo serve de alimento para o outro. Por meio dessa cadeia, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema.
Decompositores: organismos que se alimentam dos restos dos seres vivos que participaram da cadeia. Esse nível trófico possui como representantes os fungos e bactérias.
A pirâmide de energia nunca será invertida. Os produtores sempre armazenam a maior quantidade de energia.
Resposta. O fluxo de energia é unidirecional e vai se perdendo ao longo da cadeia alimentar (fotossíntese e/ou quimiossintetizantes). Já o fluxo da matéria que é átomos se reciclam entre o ambiente e os seres vivos.