O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.
A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa: Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação.
As tiras são um tipo de HQ, que possuem a presença da linguagem verbal e não-verbal e devem ser exploradas durante as aulas de língua portuguesa, seja para explorar questões gramaticais ou a interpretação e exploração de usos da linguagem em diversos contextos sociocomunicativos.
Aqui estão 4 dicas para você arrasar na interpretação de tirinhas no vestibular. Vai perder?
As charges e as tirinhas podem ser textos não-verbais ou híbridos. A diferença entre eles está na quantidade de quadros. Enquanto a charge apresenta apenas um, bastante impactante, a tirinha traz dois ou mais quadros e uma história a ser acompanhada. Geralmente, ambos abordam algum tema atual e com muita criticidade.
Resposta: Em geral, o humor vem do uso eficaz de estratégias discursivas, como a dupla interpretação ou o realce de características de determinada situação ou personagem. No caso dessa tirinha, é possível apresentar outros exemplos e encontrar o padrão da personagem, que é sempre muito autoconfiante.
É o quadrinho em que o leitor é surpreendido, ou que uma nova informação é dada, mudando o rumo da história. Assim sendo, o humor deve-se à quebra de expectativa produzida, geralmente, no quarto quadrinho.
A alternativa que aponta o que produz humor na tirinha é a LETRA C: "O personagem apanhar da namorada por causa do que ele disse no primeiro quadrinho, por isso aparece todo quebrado no final."
Resposta: O humor é provocado porque Calvin só está preocupado com a mãe dele porque ela não está fazendo as coisas pra ele.
Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.
1°) O que gera o efeito de humor presente no texto é a resposta da menina no último quadro, demonstrando seu desejo de que sempre seja o horário do recreio.
Resposta: O efeito de sentido que o diálogo provoca é de alertar seus leitores sobre determinado assuntos.
02. Qual o efeito de sentido causado palavra “tamanho”? O efeito que causa é de algo grandioso, e também foi usada para dar destaque ao anúncio .
Resposta: O uso de adjetivos ajuda no contexto do texto, por exemplo: Ele ajuda a saber mais sobre cada personagem, mas eu acho que o uso em exagero pode acabar prejudicando o texto e levando a informações exageradas e fugindo do real contexto do texto.
* 1 ponto. a) O efeito de sentido produzido é o de duplo sentido, pois são usadas palavras ou expressões que possuem diferentes interpretações.
Resposta: Traz o efeito de sentido de instrução. Os verbos estão no modo imperativo na receita, e leva o leitor a realizar uma ação, expressando o que deve ser feito.
Um dos efeitos preferidos causados pelo ajuste da profundidade de campo é o retrato que mantém somente a pessoa focada e todo o fundo borrado. Este efeito é chamado de “bokeh” (japonês) que significa“desfoque”.
1-Que efeito criar para o sentido geral da crônica a presença do exagero ? 2-A criação de sentido, tal como foi mostrada nos itens anteriores, se assemelha mas ao universo jornalístico ou ao literário? saravieira1001 está aguardando sua ajuda.
Resposta: Para: indica orientação/sentido. Ainda: indica algo "até aquele exato momento; até agora".
Resposta. Resposta: O efeito de sentido HUMOR!
Resposta. Resposta: para dar maior ênfase nos acontecimentos.
Resposta. Ele coloca integração entre Iracema e a natureza que são uma coisa única.
Resposta. Provoca perca de sentido da frase, pois ela se torna uma oração sem sujeito.
Resposta: Grande pois o verbo auxiliar ajuda no significado da frase/texto, por exemplo: ''Estou estudando'' estou é um verbo auxiliar, sendo assim, o verbo auxiliar ajuda a explicar melhor a frase/texto.
Resposta: A falta do verbo de ligação traz uma incoerência para a oração, poi sem ela a gente não iria entender o que aquela frase quer dizer. Explicação: Esses verbos que estão na oração estão aí só para ligar uma coisa com a outra, ligar o sujeito com a característica dele.
primeiro conceito que se atribui aos chamados “verbos de ligação” é que estes são representados pelos verbos ser, estar, permanecer, ficar, parecer, continuar. Contudo, há que se ressaltar que tais concepções denotam um caráter um tanto quanto superficial, dada a complexidade da qual se perfazem os fatos linguísticos.
Resposta. É de intensificação o efeito de sentido que a transformação gráfica das palavras pensa e nunca produz no poema, visto que à medida que o autor pensa, isto é, reflete, e insiste em pensar.
Verificado por especialistas a) O efeito de sentido provocado a partir da expressão em destaque “1 REAL" é de destaque ao preço muito baixo da casquinha de sorvete. b) O sentido da presença dos emojis no anúncio é aproximar a campanha do público jovem, remetendo à linguagem usada na internet.
O uso do ponto de exclamação provoca o efeito de sentido de irritação, indignação ou revolta. ... O ponto de exclamação é usado para expressar diferentes sentimentos, como alegria, tristeza, admiração, surpresa, espanto, irritação, grito, etc.
Resposta. O ponto de interrogação indica uma pergunta e é usado somente em frases interrogativa direta. O ponto de exclamação [!] é um sinal de pontuação que confere à frase uma entonação exclamativa, estando relacionado com uma vertente emocional da linguagem e com a transmissão de um sentimento.