A Organização da Administração é a estruturação das pessoas, entidades e órgãos que irão desempenhar as funções administrativas; é definir o modelo do aparelho administrativo do Estado. Essa organização se dá normalmente por leis e, excepcionalmente, por decreto e normas inferiores.
Organização da Administração. A organização da administração pública do Brasil divide-se em direta e indireta. A direta é composta por serviços integrados a Presidência da República e ministérios, governos estaduais, prefeituras, câmaras legislativas em geral e ao Judiciário federal e estadual.
O gestor público é responsável por cuidar de empreendimentos ligados ao poder público, seja na esfera municipal, estadual ou federal.
A gestão pública se refere ao modelo de gestão aplicado, são as estratégias e práticas de organização, estudo e estruturação para com as organizações públicas, enquanto a Administração Pública é a estrutura organizacional em si, o corpo público, abrangendo órgãos, patrimônio e agentes.
Por “público”, entenda que a organização pode ou não estar associada ao governo: a Secretaria da Saúde está vinculada à prefeitura, mas as ONGs têm atuação independente do Estado.
Podemos defini-la como controle, fiscalização e prestação de contas. Ela ajuda a alcançar os resultados esperados após um planejamento na gestão pública eficiente. O termo está diretamente relacionado à democracia, pois o regime exige que a responsabilização na prestação de contas seja dos governantes.
Otimizar a distribuição de recursos Fazer a divisão de maneira justa dos recursos para saúde, educação, segurança e outras áreas ainda é uma questão delicada, inclusive porque a administração pública apresenta ineficiências nesse sentido. ... Esses são apenas alguns dos principais desafios da gestão pública no Brasil.
Estratégias para gerar melhorias na gestão da saúde pública