A embalagem é um recipiente ou material que envolve e armazena produtos por um determinado período, para proteger e garantir a vida útil, possibilitando a distribuição.
É preciso identificar o melhor material para acondicionar o produto, como vidro, metal, madeira, papelão ou plástico. O design da embalagem é fundamental! De nada adianta um produto ter qualidade se não tem um bom apelo de venda.
Apesar da proteção dos produtos ser a função principal de uma embalagem, ela também exerce outros papéis, como: acomodar os produtos adequadamente; fornecer informações a respeito dos itens; gerar apelo para o consumidor.
Uma embalagem eficaz deve levar em consideração o enchimento externo e interno. O uso interno deve ser adaptado para que as mercadorias sejam bem acomodadas dentro da embalagem. O uso padronizado permite que cada pacote possua sempre o preenchimento ideal. O segundo aspecto diz respeito ao empilhamento dos produtos.
Uma embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com objetivo de criar melhores condições para distribuição, transporte e armazenagem. ... e fazer promoção do produto através de gráficos.
A embalagem tem importante função para a durabilidade dos produtos, pois vai proteger e conservar o alimento, evitando a contaminação por micro-organismos, insetos, animais, metais, entre outros casos, e mantendo sua integridade. Todas essas propriedades têm como objetivo final a segurança alimentar do consumidor.
Entenda as funções da embalagem: muito além de proteger o produto!
Por isso, os erros mais comuns nas embalagens devem ser evitados a qualquer custo....
Para a imensa produção industrial, as embalagens são essenciais porque permitem o perfeito armazenamento, transporte para CDs (Centros de Distribuição) e a rastreabilidade das mercadorias. Para o varejo ela é o cartão de visita para o cliente, que é muito influenciado pela qualidade e design das embalagens.
A finalidade principal de usar embalagens na logística é assegurar a integridade física do produto. Assim, a mercadoria chega em perfeitas condições ao consumidor final e, em uma única operação, diferentes tipos, tamanhos e formatos de embalagens podem ser usados conforme as necessidades.
O foco principal de uma embalagem é proteger e distribuir produtos ao menor custo possível. O custo é reduzido à medida que a adoção de uma embalagem diminui as avarias ao longo de todo o processo de distribuição.
Uma embalagem de transporte bem desenvolvida atende as necessidades de todo o fluxo logístico. ... Quatro competências são fundamentais: Projeto, Logística, Marketing e Meio Ambiente.
Quais são os principais tipos de embalagens?
Nas embalagens modernas, os mais utilizados são o alumínio, o aço inox e a folha de flandres (um composto de ferro e estanho). Suas vantagens estão na facilidade de moldagem em vários formatos e tamanhos, na resistência a grandes empilhamentos e na proteção oferecida ao conteúdo.
Embalagem Primária: As chamadas embalagens primárias ficam em contato direto com o produto que elas carregam. É o caso, por exemplo, de um vidro de shampoo ou uma garrafa de refrigerante. Embalagem Secundária: Tratam-se embalagens que abrigam uma ou mais embalagens primárias.
Embalagem secundária: embalagem externa do produto, que está em contato com a embalagem primária ou envoltório intermediário, podendo conter uma ou mais embalagens primárias.
O vinho em si enche as garrafas (embalagem primária). Várias garrafas enchem uma caixa de cartão (embalagem secundária) e essas caixas são depois colocadas numa palete e envolvidas em película de plástico para distribuição (embalagem terciária).
Para embalar um item, é possível usar vários materiais de embalagem. ... Item, caixa e palete representam, cada um, um nível de embalagem. Item é o nível um, caixa é o nível dois e palete é o nível três. É possível definir vários níveis de pacote para uma definição de pacote fixa.
Há também as embalagens deniminadas de Quinto Nível, Que são utilizadas principalmente nas atividades de imposrtação e exportação. São os contêineres padronizados e adaptados às condições das cargas e suas movimentaçãoes com eficácia.
Apesar de Tetra Pak ser o nome da marca, na linguagem informal, o termo "embalagem Tetra Pak" virou sinônimo de "embalagem cartonada", "caixa de leite" ou "embalagem longa vida".
Uma caixa de leite tem em sua composição aproximadamente 75% de papel , 20% de plástico (polietileno de baixa densidade) e 5% de alumínio. Mesmo assim, todos os componentes podem ser reciclados, processo que ocorre a partir da separação das fibras de papel com as camadas de plástico e alumínio.
A caixa é feita em camadas e cada fabricante utiliza uma "fórmula". Embora a receita varie, três materiais básicos são usados na composição: papel, plástico e alumínio.
Segundo a Tetra Pak, empresa responsável pela fabricação das caixas de leite, creme de leite, leite condensado e outras embalagens semelhantes, os quadrados coloridos que aparecem embaixo de algumas caixas, corresponde a um teste de cores que é realizado para controlar a qualidade da impressão.
Por exemplo, se uma embalagem tiver o número 1, significa que é a primeira vez que sai da fábrica e chega ao supermercado para a venda final, já se tiver o número 4, significa que ele já foi repasteuridado 4 vezes e depois retornou para o supermercado para a venda final e assim por diante...
Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que, se uma caixa de leite tem uma barrinha colorida na sua parte de baixo, quer dizer que o produto venceu, mas foi reaproveitado e voltou ao mercado. A mensagem é acompanhada de uma imagem com caixas de leite.