Nada de festas. Aqui os familiares costumam ir aos cemitérios levar flores e velas aos túmulos dos falecidos e são realizadas missas e cultos para orar pela alma dos finados. Na Espanha, o Dia de Finados é comemorado no dia 1º de novembro e é conhecido como Dia de Todos Los Santos (Dia de Todos os Santos).
O Día de los muertos (Dia dos mortos) é uma data comemorativa celebrada no México no dia 2 de novembro, na qual é costume ir aos cemitérios visitar os túmulos dos entes queridos e preparar altares com alimentos, velas, flores e outros elementos.
E no século XIII, a tradição da igreja católica foi plenamente estabelecida. O 2 de novembro, um dia após o Dia de Todos os Santos, foi decidido como data anual para homenagem aos falecidos. No 1º de novembro, a intenção era rezar por aqueles que cometeram pecados em vida e foram perdoados.
Neste dia os argentinos mais jovens pintam-se, vestem-se e celebram em festas, enquanto que as gerações mais antigas tendem a celebrar de maneira mais serena, com procissões e velas que lembram os seus antepassados.
Celebração no Dia dos Mortos Doces com o formato de caveira são tradicionais na festa, assim como a preparação de um altar com fotos dos que faleceram, flores formando uma cruz, pratos que os seus familiares falecidos mais gostavam, sal tido como o símbolo da purificação, entre outros.
Comemorado na última segunda-feira de maio, este feriado é uma homenagem aos militares que morreram ao serviço das Forças Armadas. Nesse dia, além da realização de uma cerimônia oficial, as pessoas costumam visitar os túmulos dos militares, deixando flores. O Memorial day foi instituído em 1868 pelo General John Logan.
A comemoração tradicional toma conta do país e celebra a visita das almas à Terra com variedade de cores, sabores, caveiras e zero melancolia. No México, a morte tem significado único. ... A famosa caveira mexicana (La Catrina), altares coloridos, fantasias, comidas e bebidas típicas mudam a cara de várias cidades do país.
Nesse dia as pessoas visitam os cemitérios para prestar homenagens aos seus entes queridos, levando flores para os túmulos à noite, e um doce especial chamado Hueso de Santos (Osso dos Santos), feito de marzipã, ovos e "syrup" (calda semelhante ao mel, feita de açúcar e água) é comido como sobremesa especial da data.
Japão. Assim como no México, no Japão a festividade do Dia dos Mortos também dura 3 dias, embora a data principal da comemoração seja 15 de agosto. Os japoneses vivem o Festival Obon, como a data é conhecida, com respeito e carinho.
Países 7 que também celebram o Dia dos Mortos
Uma imensidão de flores de cor laranja enfeitam a paisagem e desprende seu intenso aroma aos pés do vulcão Popocatépetl. Herdando o misticismo de tempos pré-hispânicos, os cravos-de-defunto (cempasúchil, em espanhol) formam uma espécie de tapete que guia as almas até o México no chamado Día de Los Muertos.
“Ofrenda” As ofrendas, segundo Oscar, são os itens posicionados no altar que simbolizam presentes para os defuntos. Esses “mimos” são uma maneira dos mexicanos mostrarem seu amor pelos falecidos, e geralmente as oferendas são feitas na forma de pequenas porções das comidas preferidas dos mortos e doses de tequila.
A tradição do Día de Muertos: o altar e mais 14 coisas que não podem faltar
Receitas mexicanas para o Dia dos Mortos