Significado de Cosmogonia Do grego kosmogonia "origem do universo, criação do mundo".
Cosmogonia é um modelo explicativo que visa explicar a origem do universo, sendo algo que é comumente associado a uma Cosmologia (geralmente as cosmologias "nascem" a partir das Cosmogonias) mas que é diferente dela. O mito de criação da terra é um exemplo de cosmogonia.
A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo. Os filósofos pré-socráticos são considerados cosmólogos por buscarem a origem racional do Universo. ... No passado, a cosmologia foi utilizada pelos pré-socráticos para descobrir a possível origem do Cosmos por meio de observações e especulações.
Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do Universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição. ... Um exemplo de mito cosmogônico é a crença dos nórdicos em relação ao surgimento do Universo.
Mitos Épicos Mitos Épicos O mito épico está relacionado a algo heróico, que apresenta fatos verídicos ou inventados. Hércules Hércules foi um grande herói da Mitologia Grega. ... Os mitos nos ensinam que podemos vencer nossos defeitos e nos tornamos pessoas melhores.
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
Tipos de mitos
As lendas são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas oralmente. São produções que nascem da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo. Por meio destas histórias, expressam-se fantasias, medos, dúvidas e incompreensões.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
Mito x Lenda São caracterizados por personagens e eventos mágicos que não podem ser comprovados como verdadeiros. Já a lenda é uma narração escrita ou oral, na qual os fatos históricos foram modificados pela imaginação popular ou pela imaginação poética.
As lendas são histórias transmitidas oralmente através dos tempos. De um jeito simples, essas histórias explicam não apenas acontecimentos misteriosos e sobrenaturais, mas também os fenômenos da natureza, suas origens e comportamentos, além de corriqueiros fatos do cotidiano.
Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.
Em resumo, as lendas são narrativas fantasiosas sobre fatos reais. Ou de um modo mais completo, podemos afirmar que as lendas têm um caráter fantástico e misturam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produtos da imaginação aventuresca humana.
Clique aqui e conheça a lenda, de Rômulo e Remo, que explica o início da civilização romana. ... Rômulo e Remo seriam descendentes de Eneias, um guerreiro e nobre troiano, filho da deusa Vênus e de Anquises.
Ainda segundo Plutarco o nome Roma pode derivar do nome de uma cidade fundada pelos pelasgos no Lácio ou então de outra fundada por Eneias no Palatino. Rousseau sugeriu que o nome derive da palavra etrusca rhome, que significa "duro", cognata da palavra grega rhōmē, que significa força, vigor.
A história de Roma remonta a 753 a.C., com a fundação de um pequeno povoado na península Itálica....Roma Antiga.
Para ambos, a origem de Roma esteve vinculada com a lendária destruição que os gregos promoveram à cidade de Troia, em 1400 a.C.. Nessa época, o herói Eneias – graças à proteção dos deuses Júpiter e Vênus – fugiu para a região da Península Itálica e ali fundou a cidade de Lavínio.
Rômulo ou Rómulo e Remo são, segundo a mitologia romana, dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei. Segundo a lenda, eram filhos de Marte e de Reia Sílvia, descendente de Eneias.