A Via Láctea fica mais visível em quase toda sua extensão no hemisfério sul do planeta. Isso não impede que você tente fotografá-la no norte, mas a galáxia só estará à vista da metade ao sul do céu, enquanto no hemisfério sul ela se espalha sobre toda a cabeça.
Para encontrar a nebulosa no céu, procure pelas Três Marias, acima do seu horizonte oeste, perto de onde o Sol se pôs, bem no início da noite. Nebulosas como a do Órion nos permitem estudar os estágios iniciais da formação estelar e, como sabemos, ao redor das estrelas se formam também planetas.
O sistema solar está situado em um braço espiral externo da nossa Galáxia, denominada Via-Láctea (Caminho de Leite).
O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.
A Via Láctea é uma galáxia espiral formada por 4 braços maiores - Perseu, Norma, Crux-Scutum e Carina-Sagitário - e os braços menores de Órion e Cignus. Atualmente, o Sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico.
Proxima du Centaure
As galáxias são aglomerados em forma de espiral, de estrelas, meteoróides, planetas e diversos outros corpos espaciais parecidas com a Via Láctea, a galáxia que abriga o sistema solar onde nos encontramos. ... Ou seja, eram galáxias completamente independentes.
A galáxia é o agrupamento de vários corpos celestes, ela é classificada em 4 tipos: galáxias espirais, galáxias espirais em barra, galáxias elípticas e galáxias irregulares. ... O estudo das galáxias é muito antigo, sendo que muitas teorias se baseavam em mitologias.
A galáxia é um enorme sistema, que é gravitacionalmente ligado, tendo em sua composição a presença de estrelas, remanescentes de estrelas, além de um meio interestelar de gás e poeira, e matéria escura. Já a constelação é considerado um conjunto de estrelas que se localizam presentes na galáxia.
O buraco negro supermassivo que existe no centro da nossa galáxia é envolto por uma "bola" formada por bilhões de estrelas, o chamado bojo estelar. Ao redor dele, há um disco achatado de estrelas que gira no centro. Nesse disco, vemos uma espiral onde se concentram nuvens de gás onde são formadas novas estrelas.
Nossa Galáxia tem a forma aproximada de um disco chato que recebe o nome de Disco Galáctico, com uma região central protuberante mais ou menos esférica. ... O diâmetro da Galáxia é da ordem de 100 mil anos-luz e sua espessura de cerca de 15 mil anos-luz.
O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.
Colisões de galáxia vizinha com a Via Láctea podem ter formado o Sistema Solar. Parece que a formação do Sistema Solar e o surgimento de vida na Terra podem ser o resultado da influência de uma galáxia chamada Sagitário sobre a nossa Via Láctea.