Entende-se por fio rígido o condutor (nesta postagem vamos considerar o de cobre) cujo qual é formado por um único fio de cobre ao longe de seu comprimento.
Diferença entre o fio rígido e o cabo flexível O flexível possui mais de um fio de cobre, já o rígido apenas um, o que dificulta nas emendas. Lembrando que não [é apenas o tipo de fio e sim a qualidade dele e da sua instalação também.
Como, durante o funcionamento desse circuito, o contato do disjuntor, o condutor da fase, a carga e o condutor de neutro estarão formando um circuito em série, o neutro estará plenamente protegido, uma vez que o disjuntor protege o circuito todo e não somente a fase.
Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
Medindo corrente contínua O circuíto elétrico deve ser desligado e aberto em um ponto e as pontas de prova conectadas uma em cada extremidade do condutor, após ter direcionado o indicador no máximo valor da escala de corrente contínua do equipamento. Após, ligar o circuíto e efetuar a medição.
Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.