Hipopótamo
Em linhas gerais, a FAO estima que o gafanhoto-do-deserto afete a subsistência de uma a cada 10 pessoas do planeta, tornando essa espécie do inseto a mais perigosa peste migratória do mundo atualmente. Hoje, nuvens de gafanhotos-do-deserto atingem áreas do Leste da África, do Oriente Médio e da Ásia, incluindo a Índia.
Gafanhoto. O gafanhoto é considerado uma das piores pragas da agricultura brasileira. Pois pode chegar a causar danos em áreas muito grande, as áreas de plantio é um de seus habitat favoritos.
Apesar de não oferecerem perigo à saúde humana, os gafanhotos são altamente prejudiciais às lavouras. Felicetti destaca que eles são vorazes pelos alimentos vegetais e colocam em risco, principalmente, as lavouras permanentes de oliveiras, as hortaliças e, eventualmente, as de trigo, aveia e cevada.
Vá até a toca dos gafanhotos à noite ou pela manhã e mova-se sorrateiramente. Derrube-os das folhas em um balde de água com sabão e eles se afogarão; outra alternativa é derrubá-los no chão e pisar neles.
Como o ideal é combater os gafanhotos na fase jovem, quando ainda não voam, recomenda-se procurar aglomerações de saltões bem cedo, ao amanhecer. Aplique inseticidas químicos com pulverizadores equipados com bicos de cone vazio sobre a praga, sem necessidade de cobrir toda a área da plantação.
na cadeia alimentar o gafanhoto é segundo membro: ex: o gafanhoto come a flor e o sapo come o gafanhoto e a cobra come o sapo e a aquia com a cobra quando a áquia morre suas bactérias se absorvem na terra e nasce outra planta e aí começa tudo de novo.
Os rinocerontes adultos não tem predadores se não o homem. Os filhotes podem ser vítimas de leões, tigres e hienas se houver uma oportunidade favorável para estes.
Eles ocasionalmente matam ou caçam antílopes e búfalos. Às vezes eles até matam humanos. Em passeios noturnos para fora da água, os hipopótamos andam quilômetros em busca de plantas para comer, incluindo plantações, o que torna a convivência entre humanos e hipopótamos potencialmente difícil.
Eles conseguem quebrar uma canoa ao meio com apenas uma mordida, e matam mais pessoas na África que qualquer outra doença, exceto a malária. Esses enormes animais costumam ser mais territoriais na água, mas também respondem rápido a ameaças em solo.
É ilegal comer a carne desses bichos, mas se o inverso acontecer, azar o seu. Quem dá mole na savana vira refeição na "National Geographic". Após um dia de pesquisa, me indicaram o restaurante do resort Hippo Hollow (algo como Buraco do Hipopótamo). Apesar do nome, a parada é de altíssimo nível.