Segundo a NR 19, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.
Os explosivos devem ser carregados de forma segura, de maneira a evitar qualquer risco de queda para fora do veículo. Os veículos para o transporte de explosivos, ou nitrato de alumínio, não devem conter alguma coisa que seja susceptível de provocar um incêndio ou uma detonação.
§ 2º - Os fogueteiros e exploradores de pedreiras poderão manter depósito de explosivos correspondentes ao consumo de trinta dias, desde que os depósitos estejam localizados, a uma distância mínima de duzentos e cinqüenta metros da habitação mais próxima e a cento e cinqüenta metros das ruas ou estradas.
O embarcador é corresponsável pelo transporte de explosivos; Técnico de Segurança do Trabalho da empresa embarcadora pode e deve auxiliar as transportadoras a fazer um trabalho legal; Genericamente, as partes dos veículos utilizados no transporte de explosivos devem ser mantidas em bom estado de conservação e limpeza.
Elas são divididas em 9 grandes grupos, mas totalizam 15 subcategorias, veja quais são e exemplos de cada tipo.