Para confirmar, basta fazer o download de programas que informam dados do seu processador, como o CPU-Z, por exemplo. Se o programa indicar “dual” é porque a sua máquina já trabalha com a tecnologia. Caso a sua memória não esteja trabalhando em Dual Channel, verifique quantos slots a sua placa mãe possui.
Para fazer dual channel, tem de se colocar duas memórias de tamanho e freqüencias iguais... Feito isso a placa habilita o dual channel será habilitado automaticamente... para fazer dual channel necessita de ter pares de pentes de memoria, ou seja sempre de 2 em 2.
Se usar memorias de tamanho diferente entra em flex channel, exemplo: 8GB+4GB: 4GB do primeiro pente vão trabalhar em dual channel com os 4GB do segundo, e os 4GB que sobram do primeiro pente fica em single channel.
Não, cada canal de memória tem ligação com um ou dois módulos de memória, então cada módulo trabalha em "single channel", a configuração de dual ou quad channel é feita colocando dois ou quatro canais de memória, cada um tendo ao menos um módulo de memória instalado.
Se o chipset de sua placa-mãe dá suporte a DC e, por exemplo, sua placa tem 4 slots, vc poderá colocar 2 pares de módulos de memória, sendo que cada par deve ser rigorosamente igual! Ao usar 4 pentes de memória, cada par vai estar em DC, mas ambos não se somam. Não existe Quad Channel. Existe o Dual Channel e pronto.
Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportados.
Acesse a guia "memory" para verificar as informações da sua memória RAM, como tipo e freqüência. Essas informações são úteis para você comprar a memória RAM certa para seu computador ou notebook.
Vale lembrar que a responsável por definir a quantidade de memória expansível é a placa mãe, que tem a missão de suportar ou não determinada quantidade de memória. A segunda forma, portanto, é abrir a caixinha com cuidado onde fica a placa no notebook e verificar a informação.