A função do pastor é amar, exortar e cuidar das ovelhas. É para nos mostrar que às vidas ainda precisam de muito cuidado depois de serem salvas. O aconselhamento pastoral também é um acompanhamento, uma forma de demonstrar cuidado, e isso também reflete a paternidade de Deus para com o seu povo.
036-Quais são as principais questões que aparecem no aconselhamento? O Âmbito do Aconselhamento Pastoral é uma área bem ampla, segue além dos terrenos cotidiano, social e moral das circunstâncias que a ele associam, por suas razões conscientes e inconscientes, e suas determinadas histórias casuais.
Na prática, a prudência deverá ditar as circunstâncias mesmas de direção: o conselheiro espiritual procurará só consagrar à tarefa de direção o tempo necessário, evitando conversas supérfluas, gracejos pouco oportunos, perguntas indiscretas; suas normas serão, na medida do possível, precisas e claramente expostas.
042-Quais os estudos diferenciados da teologia básica e da média? A teologia básica estuda: Bibliologia, Teontologia, Pneumatologia, Angeologia, Antropologia, Harmatiologia,Soteriologia, Eclesiologia, Escatologia, Heresiologia, Evangelismo, Discipulado, Síntese Velho Testamento e Síntese Novo Testamento.