Os seios paranasais são cavidades aéreas que ajudam na circulação do ar que é inspirado e expirado pelo sistema respiratório. Eles estão situados ao redor da cavidade nasal, e são todos pareados e algumas vezes simétricos, sendo sempre bilaterais.
Mucosa nasal ou pituitária é onde se processa inicialmente o sentido do olfato e possui como função principal revestir internamente as fossas nasais.
Ele filtra, aquece e umidifica o ar inalado, além de captar diversos aromas.
Alem dessas funções básicas, o nariz tem o objetivo de tratar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições, realizando assim as troca gasosa, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar que respiramos.
O nariz é formado por duas cavidades, as narinas, dentro das narinas temos celular produtoras de muco e líquidos, além de pelos, a função principal da parte interna do nariz é de umidificar e filtrar o ar, além de captar patógenos e impurezas.
A região interna é denominada de fossas nasais. Se situa entre as narinas e a faringe. Sua estrutura é dividida em duas pelo septo nasal, que é uma formação cartilaginosa que se estende até a faringe. Essa divisão dá forma às fossas nasais, das narinas até a faringe.
A parte interna do nariz é chamada de cavidade nasal. Ela está envolvida na respiração, olfato, fala e paladar. A parte externa do nariz possui uma raiz (superior), um ápice (inferior), o dorso, as narinas e o septo nasal que as divide.
O septo é uma estrutura formada por cartilagem e osso que funciona para dividir as duas cavidades nasais. Tem função anatômica porque aumenta a velocidade de entrada do ar no corpo. Boa parte dos desvios é causada logo na infância, pela respiração bucal, que muda a forma da arcada superior.
Posicione-se em frente ao espelho. Depois, aponte o nariz na direção do ralo da pia, com a cabeça levemente inclinada para a frente e a boca aberta. Com uma seringa sem agulha, pegue de 10 a 20 mililitros de soro fisiológico e aplique em cada uma das narinas.
O idela é hidratar o nariz constantemente para evitar que ele resseque - a melhor maneira de fazer isso e mantê-lo sempre limpo, utilizando o soro fisiológico, que não tem efeito colateral e é muito eficaz.
Higiene nasal pode ser feita três vezes ao dia Segundo a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli, não há uma frequência exata para fazer a higiene nasal, mas sim recomendações que variam para cada paciente: “Na maioria dos casos, recomenda-se três vezes ao dia.
A recomendação padrão é de 20ml em cada narina a cada 2 horas enquanto estiver acordado, e com passar do tempo essas lavagens são espaçadas cada vez mais.
O hábito traz tantas vantagens à saúde que deveria ser uma regra tão comum quanto escovar os dentes todos os dias. Lavar o nariz com soro fisiológico não só ajuda a limpá-lo de impurezas e secreção como combate mal-estar e doenças de ouvido ou garganta.
O que muda, na verdade é quantas vezes ela deve ser feita em cada dia. Isso depende das condições climáticas de cada região. Locais mais secos e/ou mais poluídos precisam de mais lavagens. Levando isso em conta, o pediatra Sylvio Renan recomenda que sejam feita entre 2 a 6 vezes.
O procedimento pode ser repetido de duas a três vezes por narina. De acordo com Renata, a aplicação do soro é suficiente para realizar a limpeza nasal. No entanto, quem quiser, pode usar o aspirador para realizar uma limpeza mais completa.
Como limpar o nariz do bebê recém-nascido?
Para aliviar sintomas de gripes e resfriados, acúmulo de muco ou sinusite, o Jala Neti pode ser feito até 3 vezes por dia. Saiba mais no site Lota. Se a água estiver pouco salgada, causará dor durante a limpeza.
Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
Não existe uma quantidade fixa para isso, nem por idade. Isso varia muito se a criança está mais secretiva, se tem algum processo infeccioso associado, ou se é somente para limpeza nasal. Comece com pequenas quantidades, como 0,5 a 1 ml em cada narina para os bebês, e depois repita quantas vezes forem necessárias.
O Salsep traz essa solução em spray, para ser aplicado com jatos. E o 360 é o que recomendo para os pequenos justamente porque ele funciona em 360º!!! Sim, em qualquer posição que esteja o seu pequeno, sentado, deitado, no colo, tentando fugir (Rsrsrsr), você consegue aplicar o jatinho no seu nariz.